terça-feira, 17 de agosto de 2010

O OUTRO SANTOS

Até quando eles ficarão?
O Santos  (todo mundo está falando nisso!) deu uma grande recuperada no futebol brasileiro, outrora cantado em prosa e verso como o mais bonito, mais elegante, e o mais produtivo. E inegavelmente, é uma verdade. Com o talento de Neymar, Paulo Henrique Ganso, André, Wesley, Arouca e a volta do cracaço Robinho, durante todo o primeiro semestre deste ano, o Santos fez o que os grande times brasileiros não conseguiram fazer por anos e anos, embora tenham ganho títulos regionais, nacionais e até internacionais. O futebol mostrado pelo Santos foi algo diferenciado,  com muitos gols, muitas jogadas ensaiadas, bonitas, de primeira, algo assim, nestes tempos bicudos de craques brasileiros no Brasil, difícil de se ver. Mas parece que o sonho acabou.
Domingo o Santos voltou a campo contra o Vitória da Bahia e o que se viu foi um time desfigurado, completamente diferente daquele que vimos no primeiro semestre. Uma equipe sem a leveza anterior, sem  o talento de Robinho, que está sendo disputado por várias equipes da Europa; sem Neymar, outro que está igual à música de Martinho da Vila ("Não sei se vou, não sei se fico!); André, que já está na Russia e sem Wesley, o fantástico homem de armação que no Santos é aquele elemento de ligação, que leva a bola para o meio e para as pontas, perfeito companheiro de Paulo Henrique Ganso na construção de jogadas que normalmente levam perigo para a área adversária e se transformam em gols. Wesley está interessando a dois clubes europeus. Que pena para os torcedores santistas e para nós que admiramos futebol!
Não sei o que acontece com o futebol brasileiro que não segura mais os nosso jovens atletas. Será que perdemos o direito de ver o esporte que mais gostamos, o futebol bem jogado, dentro de nosso País? Robinho foi embora cedo. Ronaldo, também. Ronaldinho, idem. E agora  Neymar, que  tem apenas 18 anos, pode ir embora Vai mudar a cultura, o estilo de jogar, vai passar 10 anos e quando voltar será tipo um Ronaldo, já rico, gordo e despreocupado em mostrar o que de mais belo sabe fazer: jogar futebol.
Zagalo e Mano Menezes já declararam ser contra a ida de Neymar e Ganso, que juntamente com Wesley, são o esteio do bom futebol santista, já que André e Robinho já eram. Mas a Imprensa diz que é difícil o Santos segurar o garoto. A tentação do Chelsea da Inglaterra é grande. Se chegar aos 79 milhões, valor da rescisão, Neymar vai. É o poder econômico prevalecendo pelas bandas de cá,com o que temos de melhor em nosso futebol. 
Se for para felicidade geral de sua família, vá, Neymar. Vá com Deus! Mas, pode ter certeza, o povo brasileiro preferia que você, Ganso, Wesley e toda a garotada que fez o Santos reviver o nosso belo e bom futebol, ficasse mais um tempinho entre nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário