quarta-feira, 25 de agosto de 2010

Sobre Tuna, Águia e outras coisas óbvias



A Águia da Tuna, que como Fênix, renasce.



O novo mascote que o José Maria "criou".


















Comentário que fiz no Blog da Atat sobre a mudança do mascote da Tuna, que é uma águia, por um  ave brasileira da família dos gaviões, de nome hárpia, gerou alguns outros comentários, inclusive de um diretor do Clube, sr. José Maria Silva, que entre outra coisas, falou  que a "minha Tuna é diferente da sua, sr.Marcos". O diretor, que nem conheço nem faço questão de conhecer, disse entre outras coisas que outro diretor,de nome Landri "cuida muito bem das piscinas do Clube".
Não vou querer me alongar, mas é importante que o sr. José Maia saiba que não é bem assim como ele está dizendo, não. O sr. Landri (que nunca pagou mensalidades do Clube e foi testemunha do Expedito Raposo , numa ação deste contra a Tuna na Justiça do Trabalho), foi afastado em nossa gestão, ele e o Expedito,.E ele só voltou porque talvez o presidente Fabiano não conheça algumas "qualidades" dele. E essas piscinas que o sr. José Maria diz que ele cuida tão bem, é só para inglês ver, pois o sócio há tempos que não tem acesso, como também não utiliza o Toboágua, que foi recuperado em nossa gestão e nunca funcionou na gestão atual.
Quanto ao mascote, que o sr, justifica e diz ainda que "minha Tuna  é diferente da sua", está mais para urubu do que para gavião ou águia. E saiba que eu não tenho Tuna. A Tuna é "nossa", não minha nem sua. É dos associados, dos torcedores, dos GBs e Beneméritos que ajudaram durante todas suas vidas a ser o que ela é hoje. São mais de 107 anos de glórias em todos os esportes. E já tivemos mais de 20, inclusive Tiro ao Alvo com um campeão olímpico, Guilherme Paraense.
É importante que o sr. diretor José Maria saiba que para conhecer a Tuna não é necessário ser Phd. Basta ser tunante, cruzmaltino verdadeiro,  frequentar o Clube, se doar. E este escriba frequenta a quase 30 anos: modéstia à parte, tenho cacife para conhecer e questionar o que não acho certo, principalmente porque alem de sócio sou torcedor da Tuna Luso Brasileira, de todos os esportes, e o Clube é uma extensão de minha casa. E não sou Phd!
O sr. José Maria, que não sei se foi eleito, juntamente com o "diretor" Landri, precisa saber dferenciar uma coisa de outra. Tuna é Tuna em qualquer situação. Não é mudando emblema, mascote, pintando quadra com cores estranhas às do Clube que vamos levar a Tuna à frente. É necessário que o Estatuto (que eu vejo que é novo mas infelizmente com uma conotação conservadora, e deve ser mudado) seja respeitado, embora com seus lapsos. Se o sr. José Maria é diretor, tem aval do presidente do Clube e de sua diretoria para mudar, que mude. Mas é bom que saiba, que por muito menos, o sr. Aldebaro Klautau está com a cabeça a prêmio no Remo, simplesmente por que mexeu no emblema do Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário