segunda-feira, 23 de agosto de 2010

A nova cara do Brasileirão

Preocupante a situação de algumas equipes brasileiras e de seus respectivos treinadores. No atual Campeonato Brasileiro da Série A, o Atletico Mineiro de Wanderley Luxemburgo, inegavelmente um dos mais competentes treinadores brasileiros, não consegue descolar do grupo dos quatro piores. Wanderley,  mesmo não tendo um elenco de alto nível, é contumaz em recuperar equipes fragilizadas,  mas no Atlético não consegue melhorar a situação do galo na tabela. Muitos dizem que é difícil trabalhar com um centroavante da qualidade do Obina. "Nem Luxemburgo consegue fazê-lo jogar bem", diz um atleticano.
Enquanto Luxa sofre em Minas, o Flamengo também pelo erro de não contratar certo. Para se ter uma idéia da fraca equipe do Flamengo, os quatro atacantes rubronegros juntos já "comemoram" quase 1400 minutos sem fazer um gol, marca que frustra a maior torcida do Brasil. A torcida do Flamengo não perdoa as contratações mediocres da diretoria, tipo Val Baiano e Cristian Borja, uma dupla que com todo o respeito, nem o Ibis merece de tão ruim que é. O Flamengo está melhor colocado que o Atlético, mas tem dado uma grande canseira em sua torcida.
Grêmio e São Paulo são outras duas equipes históricas do nosso futebol que estão caindo pelas tabelas. Ambas perderam no final de semana e o São Paulo foi inclusive goleado por 3 a 0.
Outra equipe que está mal, sem ganhar há tempos é o Palmeiras de Felipe Scolari. Bocudo, Felipão já baixa o malho na Imprensa, principalmente para os que falam que ele é só fama. Desde que assumiu, Felipão, só ganhou duas partidas, deixando diretoria e torcedores preocupados. O Palmeira está na 12a. colocação.
Enquanto as equipes acima sofrem e deixam seus treinadores, diretoria e torcedores preocupados,  duas equipes que não têm muita tradição no futebol nacional, estão bem desde o inicio do Brasileirão. São Ceará e Avaí. O alvinegro cearense já chegou até a liderar  campeonato, e hoje está em quarto lugar,  com os mesmo pontos do terceiro colocado. Já o Avaí vem melhorando de jogo para jogo, com uma equipe aplicada e voluntariosa, coisa que não acontece com Flamengo e Palmeiras, principalmente.
Os líderes do Campeonato Brasileiro, Fluminense, Corintians, Botafogo e Ceará estão em franca ascensão. O Fluminense contratou bons jogadores e sempre teve um elenco excelente, com destaque parra o maestro Conca, o centroavante Washington e agora o meia Deco. O Corintians,  contratou Adilson Batista no lugar de Mano Menezes, que já deixou a equipe montada. E mesmo sem Ronaldo e Dentinho, está cheio de craques. Destaques para Jucilei, Bruno César, o rápido Elias, Jorge Henrique e Yarley.
Ainda falta muito para acabar o Brasileirão.Mas dá para avaliar quem está bem, quem poderá crescer, embora as grandes equipes sejam imprevisíveis. mas é importante que se entenda que equipas que hoje estão entre os seis primeiros lugares, dificilmente caírão. Enquanto quem esta lá embaixo, como dois atléticos, de Minas e de Goiás e o próprio Goiás, têm que se cuidar, pois a coisa só tende é a piorar para eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário