sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Com a Tuna, pro que der e vier!

A péssima, vergonhosa campanha que a Tuna Luso Brasileira fez no Primeiro Turno do Campeonato Paraense de 2013, está gerando muitos comentários entre os cruzmaltinos. O principal deles gira em torno de uma possível orquestração que está sendo montada para acabar o futebol do Clube.
Essa discussão já é antiga. Há pelo menos 25 anos, de tempos em tempos aparece algum dirigente requentando o assunto de licenciamento da Máquia do Souza do futebol.Desde que começou,  sempre foi um assunto plêmico, porque na realidade, quem sempre puxa ou ressuscita a idéia do licenciamento, é algum anti-cruzmaltino, que pousou de paraquedas no clube, ou então algum diretor que mesmo estando na Tuna, torce por Remo ou Paysandu.
Não gosto nem de conversar o assunto. Quando algum gaiato puxa a conversa trato de me afastar, porque como tunante, amante de todos esportes que a Tuna pratica ou possa praticar, não imagino meu Clube do coração fora do futebol, o chamado esporte bretão, aquele que 99 por cento dos brasileiros amam.
A ridícula campanha da Tuna no Parazão 2013, para este escriba e também na visão de pessoas mais antigas, a pior que o Clube fez em um Campeonato, de repente pode ser sim uma orquestração, no sentido de um pedido de licenciamento do futebol profissioonal pois, a visível falta de comprometimento, o desrespeito com as cores e a história da Tuna, configuradas nas fracas contratações que só desqualificaram a equipe, colocando-a como a pior do Campeonato, podem ser, para os inimigos do futebol luso, a ponta do iceberg para um possível pedido de licenciamento.
Esta Águia é imortal. E temos que honrá-la!
Não vamos nos calar com os que querem afastar a Tuna do futebol. Comprovadamente, o futebol é quem mais dá mídia à Tuna, como também quem mais pode ser rentável economicamente. Basta para isso que se trabalhe com seriedade, com respeito. Na hora de investir em contratações, não se pode trabalhar com vaidades. Têm que ser feitos investimentos corretos e por diretores que conheçam do assunto futebol, e que além de dedicação e respeito pelo Clube, devem torcer para evitar no máximo o erro. O mais certo, seriam diretores profissionais, mas para a realidade cruzmaltina isso não é possível.
Infelizmente em 2013 aconteceu justamente o contrário. Diretores paraquedistas, desconhecedores da história e da importância da Tuna, foram postos para gerenciar o futebol  por pura imposição e vaidade do dirigente máximo, que além de brigão e grosseiro é revanchista,  e daí só poderia dar no que deu: um time fragilizado, sem a mínima condição de fazer frente aos demais. Não conseguiu pontuar nos sete jogos e hoje está praticamente à beira da queda da elite do futebol paraense. Uma lástima!
Fazer um ponto em sete jogos é dolorido demais para nós cruzmaltinos. É uma punhalada no coração de quem ama, de quem sofre há mais de 20 anos sem um título regional. Mas muito pior é a possível ameça por parte dos inimigos da Tuna de por em prática o insano desejo de licenciar a nossa Águia do futebol. Isso jamais poderemos aceitar. 
Com a Tuna para sempre. Pro que der e vir!

5 comentários:

  1. A tuna me faz lembrar o comercial da amanco: o cara grita no cano penta campeao. Ai o argentino grita 22 libertadores. O mexicano 24 concacaf. E por fim um venezuelano pergunta para o outro: diz um título: miss universo. Assim está a Tuna hoje. O futebol só serve para virar chacota. Tirem uma licença de 2 anos, organizem-se, planejem-se, e depois disputem alguma coisa. Brincar por brincar a Tuna que brinque o carnaval pois por enquanto são cover do comercial da Amanco: em vez de miss universo rainha das rainhas.

    ResponderExcluir
  2. a tuna não pode acabar jamais,o mais antigo do pará um dos mai antigos clubes do brasil é pura tradição tem que se inspira no atlético-go que em pouco tempo saiu da segundona goiana pra serie a do brasileirão,não é so a tuna que esta mal todo o futebol paraense agoniza na divisoes inferiores do brasileiro.

    ResponderExcluir
  3. Goste te lhe ver ontem na regata o unico que estava com a camisa identificando ser TUNANTE parabéns.

    ResponderExcluir