terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O Pará Seguro e cheio de Saúde que Jatene vê

Ninguém pode negar que Jatene é bom de papo. Em vez de pescador e violonista-cantor, o gopvernador poderia ser um grande ator. Aliás ele foi ator. Na juventude foi tido com um dos futurosos atores paraenses. Só que partiu para outra, mas sua principal arte, a do tablado, ele não esqueceu.
E ontem ele deu um show. Mas como ator. O Pará, para ele tem 100 por cento de segurança, as pessoas podem sair tranquilo para as festas, para os bares, para o comércio. Belém é um paraíso em segurança. A saúde, essa para Jatene é maravilhosa. Hospitais, Postos de Saúde, tudo uma maravilha. As escolas, nem se fala. Estão uma beleza, como também o índice de aproveitamento dos alunos do ensino fundamental e médio. Os salários dos  servidores e professores estão às alturas.
Na verdade, não é bem assim. Como diria o poeta cantante Belchior: ao vivo e muito pior.
No mundo real e não no fantasioso mundo do ator Jatene, o paraense está sofrendo o pão que o diabo amassou. Principalmente os mais carentes. A maior inflação do país; o estado campeão de desmatamento, uma educação que envergonha pelo alto índice de repetência dos alunos do ensino fundamental e com uma saúde em que já é normal adultos e crianças morrerem à míngua nas portas de hospitais, postos e pronto socorro.
Ontem mesmo, uma família mostrou todo o seus desespero e chorou sob as câmeras de TV implorando humildemente um leito para o filho doente. Os pais correram por dois dias seguidos por vários hospitais, Santa Casa, pelo PSM e não conseguiram atendimento, já que a criança precisava de um leito. Resolveram ir ao Ministério Público e com um documento em mãos  exigiram o imediato internamento do filho.
Tudo em vão. A médica de plantão disse que o documento não tinha valor nenhum, aumentando o desespero dos pais, que a cada negativa se sentiam mais impotentes e humilhados com a situação da criança doente.
O mais lamentável é que além do descaso do poder público, nota-se um enorme desrespeito à vida humana por parte de alguns médicos, que chegam a usar frases desumanas com os pais carentes, tipo "seu filho está bem, à vista das outras crianças que estão aqui". Verdadeira insensibilidade e desumanidade.
É fato normal pessoas morrerem na frente dos hospitais em Belém. Semanalmente acontecem, ou em Belém ou no interior, como o caso de um idoso que faleceu em janeiro passado em Castanhal, depois de percorrer por toda Belém à procura de  leito em hospitais. Foi morrer em sua terra.
Quando acontece a exposição de fatos como o da criança cujos pais choraram na televisão implorando a salvação da vida de seu filho,  é natural o secretário de Saúde ou a Assessoria do Governador se apressar em enviar documentos às redações tentando se eximir da culpa ou justificar a falta de leitos e até de médicos. Também ameaçam punição, providências, mas o problema continua.
Como se vê, o mundo maravilhoso que Jatene em quase 200 páginas desfilou ontem na Assembléia Legislativa sua arte de tão bem representar,  não é tão belo assim. 
Mesmo porque, no dia em que ele mostrava um Pará com muita segurança e com muita saúde, além de outras belezas administrativas que só ele vê, um casal humilde implorava por  um leito, para salvação da vida de uma criança.
Pode?

8 comentários:

  1. Vai ver que o governo da Ana "sapato grande" Julia foi melhor (deixou quase 400 milhões de débito). O caso da criança é caso municipal. Antes de falar asneira procure saber um pouquinho (só um pouquinho) sobre saúde e gestão pública. Agora, o pessoal da rádio clube (leia-se o ficha imunda jader barbalho) que tanto falava bem do Jatene, agora desce a lenha. Tudo porque o candidato do ficha imunda perdeu. Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia que Santa Casa era municipal. E o caso do idoso que rodou por todos os hospitais de Belém e de Castanhal e acabou morrendo? Era caso do Município também não era? Assuma sua identidade, seja sério e objetivo nos comentários, rapaz. Saúde é coisa séria. Na hora H, Prefeitura, Governo Estadual e Federal devem arregaçar as mangas e salvar qualquer vida que seja.
      Ou se assume realmente um pacto pela vida -e acaba-se com essa história de "a competência não é minha"- ou vamos ver muitas pessoas humildes e inocentes morrendo.

      Excluir
  2. O caso não é de quem foi melhor ou pior, os fatos falam por si só. Maquiar os acontecimentos só mostram o quanto se brinca com a população. De que adianta defender um governo se os fatos são outros?
    Entre os dois, ambos erraram e deveriam assumir isso. Defender por que, se tem muita coisa errada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O secretário de Saúde do Estado esteve hoje no Bom dia Pará tentando excluir o governo dos erros. Segundo ele, que é também um grande ator, a Sespa só foi saber do problema ontem depois que saiu na TV. É muita organização!

      Excluir
  3. Engraçado é que nenhum companheiro fala ou posta alguma coisa sobre o apoio do PT ao ficha imunda Renam Calheiros e o outro não menos enrolado Henrique Alves, ambos do partido do maior saqueador dos cofres do Pará, que dispensa apresentações. E o mais engraçado é que o PT é o melhor partido da galáxia e mais ético de todo o sistema solar. vai entender não é mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, o Renam -que eu não gosto- o que o queimou foi a questão da mulher que ele teve e fez todo o escândalo. Os outros problemas são mais ou menos banais semelhantes de todos os políticos. Sobre o saqueador do Pará, você tem toda razão, o cara é perigoso mesmo. Porém, estratégicamente, é melhor apoiar um nome do PMDB do que um do DEM ou tucano, que são os maiores latifundiários, boa parte saqueadores (veja o caso do Detran-Pa.) e otras cositas mas.
      Sou um crítico de algumas posturas do meu partido. Mas também não posso engolir um mensalão político, inventado por quem chama a ditadura militar de "revolução" e que assinam prefácio do livro de fascistas como o Merval Pereira.
      Nos partidos existem pessoas sérias e competentes, independentes das siglas. Só que no DEM e no PSDB os que tinham alguma postura -como Covas- já se foram.

      Excluir
  4. O PT não é melhor e nem pior do que nenhum partido brasileiro. Comete erros como os outros mas procura fazer mais pelo Brasil e pelos menos favorecidos, cultural e economicamente. Infelizmente tem gente que se esquece de suas raízes!

    ResponderExcluir