terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

(In)segurança ou tapando o sol com a peneira

Que avanço é esse  na Segurança do Estado que só as autoridades tanto propagam? Que anjos são esses? Como se pode querer tapar o sol com a peneira quando na realidade ou, como diria o poeta, "ao vivo é muito pior"?
Diariamente as páginas policias dos jornais da terra publicam os crimes mais hediondos em todos os recantos de Belém e no interior. Assaltos, crimes por encomenda, latrocínios, sequestros, sequestros relâmpagos, tráficos de escravas brancas, mulheres aprisionadas e obrigadas a trabalhar como prostitutas só para ganhar o "de comer". Neste caso, elas têm a vida controlada por "gerentes", que mostram em cadernetas de anotações que a divida delas só cresce. "Se a gente não faturar, mano, é perigoso morrermos aqui e não pagamos a dívida", falou uma delas. 
O governador é inteligente. Consegue, através da sua boa conversa, convencer parte da população,  principalmente a seus eleitores e aos incautos. Mas deveria ter bom senso de ir na televisão ou nos jornais e dizer a realidade que estamos vivendo. Uma insegurança que só piora, ao ponto de temermos andar pelas ruas, sair de casa para qualquer lugar à noite e até nos dirigirmos para uma venda, uma panificadora, etc.
Semana passada, por volta das 16 horas, dois meliantes assaltaram uma panificadora no bairro do Reduto. A dona do estabelecimento esteve por alguns minutos com uma arma apontada para sua cabeça. A panificadora estava lotada mas ninguém pode fazer nada. Nem deve. Numa hora dessas, a regra é ter calma e nem olhar para eles.  Um dos bandidos raspou tudo que tinha no caixa, enquanto o outro, na porta, estava com uma arma de alto calibre empunha e pronta para ser detonada em quem tentasse qualquer movimento.
Ontem, a Imprensa mostrou ao vivo um assalto no Umarizal. Aconteceu pela manhã, e os dois bandidos  ousadamente fizeram reféns. A Polícia chegou e negociou durante um bom tempo, até que um dos facínoras se rendeu. Um deles ainda chegou a ser ferido. Ainda ontem, em Ananindeua, aconteceu outro assalto com reféns. Felizmente tudo acabou bem. Isso fora os que "deram certo" e ninguém, principalmente a Imprensa, tomou conhecimento.
O governador já está no seu segundo ano. Até o presente, a meu ver  não começou a trabalhar. O prefeito, tucano como o governador, está no segundo mês e mesmo com a "operação" que ele disse que iniciaria em janeiro, os problemas continuam. Herança de seu antecessor que era seu camarada, inclusive ajudado por ele no segundo mandato.
Ao contrário da blogueira cubana, que só encontra problemas em Cuba -ela, só ela, porque o povo vive feliz- este escriba -como a unanimidade do povo belenense-  não quer encontrar problemas nos governos municipal e estadual. Só quer nossa cidade limpa, segura e feliz. Para isso eles -Jatene e Zenaldo- foram eleitos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário