segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sem querer, mas querendo

Mesmo que o Campeonato Paulista esteja ainda em pleno começo, as equipes do interior, consideradas pequenas, já começam a fazer estragos. Ontem foi a vez do Santos com Neymar e tudo perder para a líder Ponte Preta, dos paraenses Cicinho e Cametazinho. Mostrando personalidade, equilíbrio e um sistema tático em que o jogador mais marcado foi a principal peça do Santos, o artilheiro Nemar, a Ponte Preta venceu por 3 a 1, chegando aos 18 pontos, invicta em oito partidas. Interessante foi o irritadíssimo Neymar, com um cabelo a la "louraburra", como os seus amigos o apelidaram, entrar no que programou o técnico Guto Ferreira, que foi mandar  a provocá-lo, deixá-lo nervoso para reclamar e ser expulso. Deu certo.
Além da "Macaca", estão bem no Paulistão 2013 a Linense e o Mogi Mirim, em segundo e terceiro lugares respectivamente. 
Fica mais emocionante um Campeonato em que as equipes consideradas pequenas fazem aqui e ali um estrago, como o São Caetanos está fazendo agora. Dá mais emoção, irrita os adversários mais fortes, e serve como ingrediente para que torcedores mais nervosos e até mesmo alguns cronistas que negam, mas são apaixonados, mostrem  seu lado torcedor e, infelizmente, o lado triste do preconceito.
No final, sabe-se que a tendência mais lógica (novamente a palavra "lógica") é chegarem à final as principais equipes, as que fazem grandes investimentos e que na verdade merecem chegar ao título ou à disputa real dele.
Essa mudança de mentalidade no futebol brasileiro, pelo que se acompanha, não esta aconteendo somente em São paulo, embora chame mais atenção o que acontece na paulicéia, que ameu ver [e onde se pratica o melhor futebol no Brasil. 
Pelo nosso lado aqui, os dois últimos campeões foram Independente e Cametá, equipes novas em idade e em termos de participação do Parazão. Agora, mais uma vez uma equipe das mais novas do estado, o Paragominas conseguiu chegar ao quadrangular. Foi emocionante, porque o t´écnico Flávio Ara´[ujo teve que se mexer armando um time com o que possui de melhor para conseguir vencer em casa o time interiorano. Venceu e venceu bem. Mas um pouquinho de emoção o Paragominas deu aos torcedores da região da Belém-Brasília e aos que admiram o esporte bretão mais competitivo, sem aquela máxima (que a meu ver não é tão máxima assim) de que sem´pre tem que dar Re-Pa nas finais.
Afinal, se existem oito times (o que considero muito pouco para o nosso estado) todos têm direito, podem e devem lutar para ganhar o título do ano.

2 comentários:

  1. E o Neymar expulso hein? Está mais que provado que ele não é o melhor do mundo. Já viram Messi e CR7 se preocuparem tanto com cabelo? É por essas e por outras que ele ainda vai amargar sempre o terceiro lugar (isso se disputar).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tens que entender que Neymar é um garoto ainda, tem as idéias em formação, um deslumbramento que acredito passará logo.
      Foi legal essa expulsão. Ele tem que aprender a dividir o joio do trigo, saber ser mais humilde.
      O Cristiano é também, como o Neymar, extremamente vaidoso. Tem pessoas e tem pessoas. Mas é craque com C grande. Acho ele mais completo que o Messi, porque cria jogadas e é um g~enio com a bola nos pés. O Messi é um produto do grande Barcelona, que jopga em função dele, para ele fazer gols. è veloz, mas não é um gênio.
      Não entra na minha cabeça essa forçação de barra midiática para "europeizar" o futebol. Ele é bretão, tem nossa cara. É moleque, é samba, é brejeiro. Europeu ainda vai ter que ralar muito para jogar como nós. Com essa crise por lá, logo mais eles "cansarão".
      P.S.: São opiniões pessoas. Não sou dono da verdade. Sou, como você apaixonado por futebol e procuro ter uma visão descompromissada com o fanatismo, mas sim com a ética e a realidade. Tanto que coloco meu time hoje no devido lo[ugar dele: o pior dos oito do Parazão. Lamentavelmente!

      Excluir