segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Vitórias de Paysandu e Remo. Deu a lógica!

Na literatura do futebol as frases "futebol não tem lógica" e "futebol é uma caixinha de surpresa", pelo menos no final de semana subiram para o espaço. As vitórias de Paysandu e Remo mostraram que existe lógica no futebol e ele só é uma caixinha de surpresa algumas vezes. No geral, a lógica prevalece ou acontece, como diria Nelson Rodrigues: "o óbvio ululante".
A vitoria do Paysandu por 6 a 1 sobre o São Francisco foi natural. O São Francisco é um time combalido, chegou entre os primeiros por um simples acaso: o Santa Cruz, time do senador tucano, não tinha um técnico competente e não fez jus ao monte de jogadores de qualidade que reuniu.
Que surpreendeu o escore elástico de 6 a 1, isso é um fato. Primeiro porque se imagina que um time que chegou entre os quatro primeiros faça pelo menos um papel decente, perca, mas não humilhado como foi o São Francisco. Mas a tendência era que ele fosse mesmo o último colocado.
No jogo de ontem, quando o Remo surpreendeu ganhando do Paragominas, também prevaleceu a lógica. Primeiro surpreendeu pelo sistema de jogo que Fl´[avio Araújo adotou e pelas muitas mudanças que fe\ no time tituçlar.  Mas quem acompanha o Blog sabe que sempre postei aqui que o Remo tinha tudo para crescer durante a competição. Primeiro porque tem um técnico competente e segundo porque tem um elenco de qualidade. Para mim, o melhor elenco do Parazão. 
Com um bom material em mãos, a volta de alguns jogadores e ainda com  a troca de outros que não foram muito bem no jogo em Paragominas, o técnico Flávio Araújo mudou totalmente o sistema do jogo da equipe. Diferente daquele time defensivo que vinha sendo em todo o Campeonato, e que ganhava ou empatava porque se aproveitava dos contra ataques, dos passes longos ou até dos chutões de Val Barreto que viraram gols, o Remo ontem mostrou sua cara e sua competência, atuando com um meio de campo reforçado pela volta de Galhardo e que funcionou na alimentação aos atacantes -Leandro Cearense e Fábio Paulista. 
Araújo surpreendeu até ao técnico Charles Guerreiro, pois não deixou Cearense plantado no  miolo da área, ao contrário, exigiu que o atacante revezasse com Paulista. Resultado é que por pouco o time azulino não fez dois ou mais gols no primeiro tempo. Com uma fantástica atuação, André Luis foi o grande goleiro que nós já conhecemos de mais de 10 anos, mas que parece que só joga bem quando tem vontade. Ontem ele aloprou de fazer boas defesas.
O Paragominas ficou no seu lugar de terceira equipe, pelo menos no primeiro turno. O time é bom comparando com os demais, o técnico também é ótimo. Mas o elenco deixa muito a desejar. Ontem pelo menos o técnico tem uma parcela de culpa porque encheu o meio de campo de "armandinhos", sem um meia para alimentar os dois atacantes -na verdade um, Aleilson, porque Adriano Miranda também descia para ajudar na marcação- e com a volta de Berg, que é um lateral moderno, que apóia, dribla, faz um bom papel na armação de jogadas e quando tem chances chuta a gol, o Remo deitou e rolou.
O resultado favorável a Paysandu e Remo foi mais que justo, lógico. Os dois são realmente as equipes mais cacifadas e podem fazer uma bonita final, pois na visão deste escriba o Remo tem o melhor elenco. Mas o Paysandu é  a equipe mais concatenada. Quer dizer, nas duas partidas da final, parece que não vai ter lógica. Ganha o que melhor aproveitar as oportunidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário