quarta-feira, 22 de maio de 2013

As "barrigas" do "Camisa 13"

Tenho um grande respeito pelo meu amigo Zaire Filho, mas na escolha dos melhores do Campeonato do "Troféu Camisa 13", na maioria das vezes se vê muitas injustiças, ou seja, nem sempre os melhores são os escolhidos.
A escolha através do voto popular pode até ser a mais democrática, pois quem vota na verdade é o povo. Só que, infelizmente, na escolha, só predominam votos de torcedores de Remo e Paysandu, na verdade os clubes com  maiores torcidas e, obviamente, a galera prefere sempre escolher os atletas de seus clubes preferidos, nunca usando da realidade na votação. 
Tive a preocupação de consultar algumas pessoas que torcem por Remo, Paysandu, Tuna e até simpatizantes de outras equipes do interior sobre a Seleção e dois jogadores de defesa escolhidos, Yago Pikachu e Raúl, não figuraram entre os melhores. O lateral Pikachu é muito oba-oba da Imprensa, é mais  papo furado. Jogou algumas partidas boas ano passado, mas parece que o sucesso subiu-lhe a cabeça e no Parazão jogou muito pouco. Já Raul é um zagueiro de poucos recursos. Marca mal e no mano a mano é facilmente driblado. Não merecia estar entre os melhores do ano.
A escolha de Ricardo Capanema no meio de campo, ao lado de Djalma e Eduardo Ramos, acho que foi justa. Mas Jhonathan começou a se firmar praticamente no final do campeonato. É um bom jogador, tem futuro acho, mas não é o melhor na sua posição. Existem jogadores bem mais regulares do que ele, só que em outras equipes, que por não possuírem torcida não receberam votos. Também os leitores do jornal promotor do evento, talvez nem se preocupem em que o leitor vote em determinados jogadores, pois sabem que o mais interessante na promoção é dar "RE-PA".
Mas a barrigada mesmo são os dois atacantes. Val Barreto é um jogadorzinho de regular para ruim. Só tem chute, mas não sabe se colocar dentro da área e nunca deu um drible na vida. O outro, João Neto, é fraco, apesar de esforçado. Neste setor, o mais lógico seria a escolha de Aleilson, Lucas e o vice artilheiro Rafael Oliveira, que é um jogador regular, mas que tem uma excelente presença de área. A meu ver, dos três, escolher dois seria bem mais justo.
Minha opinião, quero deixar claro, não é para criar polêmica. É para mostrar que é importante que as equipes da capital façam times mais competitivos, que pelo menos ameacem Remo e Paysandu. Assim pode ser que supere demasiado os dois -Remo e Paysandu- e consigam que seus atletas figurem entre os melhores. Tem que ser assim porque a coisa mais difícil é um jogador da Tuna aparecer em qualquer promoção dessas.
Enquanto os times da capital não se ajustam -por sinal, Tuna, Ananindeua e Sport Belém, todos estão totalmente fora da competição do próximo ano, pelo menos por ora- penso que o meu amigo Zaire Filho poderia bolar (se for possível) uma melhor sistemática de escolha, pelo menos para que não acontecessem casos como se parecessem cartas marcadas. Isso poderá melhorar sua promoção, que reputo como vitoriosa, mas que necessita de alguns ajustes. 
Feito isso, com certeza, o sucesso será 100 por cento, além de evitar que alguns eleitores e desportistas tenham  algumas decepções sobre os escolhidos.

5 comentários:

  1. Val Barreto é ruim por fazer gol na Tuna e no PSC.. Agora a culpa é porque a maioria que vota é Remista e Bicolores.. quem manda a Tuna caber em um Fusca lotado???? Coloca o brilhante time da Tuna inteiro para vencer o camisa 13

    ResponderExcluir
  2. Com todo respeito, nosso campeonato é muito fraco tecnicamente. Ao meu ver, só temos jogadores perna de pau. Se não conseguimos vencer, dentro de campo, nem de um time desconhecido do MS, como queremos ser reconhecidos nacionalmente? Só as torcidas mesmo para salvar o estado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse anônimo "doente" deveria ver que o timeco dele entra ano sai ano, gasta muito e não sai da pedra.

      Excluir
    2. E a tua galinha verde é campeã todo ano nao é???

      Excluir
  3. Sempre peço para que seguidores e navegantes do Blog respeitem os outros clubes e principalmente o time do editor. Mas tem uns gaiatinhos anônimos que sempre pisam na bola. Não deletei desta vez, mas na próxima eu deleto, principalmente os que não assumem.

    ResponderExcluir