quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Obama ou Romney: tanto faz!

Barack Obama venceu as eleições nos Estados Unidos. Eleições que não não são tão democráticas como eles pregam. Aliás, têm só um pouquinho de democracia: Lembra muito as democracias tupiniquins, ou aquelas mais próximas da gente, típicas as que acontecem nos clubes de futebol, onde o sócio (lá, o eleitor) não vota e se não vota, não elege pela via direta.
Barack Obama é praticamente  igualzinho a Mitt Romney. As diferenças são poucas. Uma delas está na idade e outra na cor. Obama é negro e tem apenas 51 anos, enquanto Romney é branco e tem 65.
Ambos estudaram em boas escolas e os dois possuem mais de um diploma superior: Romney é formado em Artes na Universidade Brighan Young e em Direito e Administração pela Universidade de Harvard.
Obama não fica atrás: concluiu Ciência Política na Universidade de Colúmbia e Direito em Harvard. Portanto ambos são da Harvard.
Uma outra diferença, também pequena, no quesito religião. Obama é protestante, como a maioria dos negros americanos e Mitt  é Mormón, e desfaz aquele mito de que mormón pode ter várias mulheres: é casado com a mesma companheira há 43 anos.
A semelhança entre os dois (que quase dá problema e muitos viam a eleição até ontem empatada) prossegue no gosto musical.  Ambos gostam da música americana mais moderna e são amantes do rock, sendo que Obama segue uma tendência mais favorável à música negra, preferindo Stevie Wonder, James Brown, o genial Miles Davis e o veterano roqueiro Bob Dylan, enquanto Romney é fã do Aerosmith, The Killers e Beach Boys.
São parecidos, mas notadamente pelo seus principais apoiadores nota-se perfeitamente qual dos dois é mais conservador. Mitt Romney ganha disparado. Estão no seu grupo como seguidores e apoiadores figuras emblemáticas do conservadorismo americano como Chuck Norris, Clint Eastwood e o milionário Donald Trump, que inclusive queria "plantar" que Obama estava se divorciando.
Pelo lado do presidente reeleito os principais apoiadores são o ator Tom Hanks, a cantora Madonna, o ator George Clooney e a cantora Beioncê.
Este escriba não vê, principalmente em termos de Brasil,  nenhuma diferença de governo entre os dois. Tanto faria se fosse Romney ou Obama. Eles -talqualmente o povo americano- sempre vão discriminar o Brasil. Portanto, só posso desejar sorte para o vencedor, que recupere a economia americana como Lula fez com o Brasil. 

7 comentários:

  1. ah,eu gosto dos Beach Boys

    ResponderExcluir
  2. Concordo com os que dizem que Obama "já não desperta grandes ilusões".

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É tipo assim: Obama que se cuide porque um "reserva" que tem 48 por cento das intenções de votos tem força quase igual ao "titular", que tem 52.

      Excluir
  3. "Não à nova lei de divisão dos royalties! Basta de migalha! Toda a riqueza gerada pelo petróleo para o povo brasileiro!"

    Cyro Garcia e Gleidson Rocha, do Rio de Janeiro (RJ)


    ResponderExcluir