quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Queriam encontrar Belchior? Ele está aqui!


Para quem estava procurando o Belchior, que dizem despareceu mais uma vez: encontramos o cara! Belchior estava por aí pelo Uruguai, Paraguai e "otros paisitos mas", já que ele é um apaixonado pela América latina e, todos sabem, apenas um rapaz latinoamericano.
Mas falando sério, Belchior deve estar tranquilo, compondo, lendo, escrevendo: literatura, poesias e músicas. Ou então pintando, embora um antigo empresário seu diga que ele deixou seu atelier cheio de quadros, tintas e pincéis abandonados em São Paulo.
Não creio nesse papo furado de dívida sei lá de quanto em hotel do Uruguai. Qualquer quantia ele certamente pagaria com um telefonema para um amigo, um empresário, ou fazendo um empréstimo a qualquer cidadão comum de seu tempo. O certo e que alguém pagaria a conta para Belchior.
Sou meio suspeito de falar de Belchior. Gosto muito do cara, admiro seu trabalho, seu talento como músico, poeta, compositor e literato. Fizemos uma boa amizade, após uma entrevista, e toda vez que vinha a Belém me ligava para ir ao seu show. Já postei aqui, que tenho um LP raro que, podem crer, nem ele conhecia. "Deve ser um LP pirata", falei na época para ele, que sorriu e deu uma baforada num longo charuto cubano.
Belchior é um artista diferente. Muito politizado, extremante culto, conhecedor da literatura brasileira e da literatura e poesia portuguesa. Conhece os poetas ingleses e está sempre ligado nos problemas sociais e causas. Bandeiras por questões sociais e populares é com ele mesmo.
Por achar ele "o cara", quando o procurarem vão sempre encontrá-lo no Blog. Ele é figurinha carimbada aqui. Com seu talento, com suas canções ou até com seus comentários, seja a respeito de John ou de qualquer outro mortal.  
Mas sinceramente, enquanto engoma a calça, queria que Belchior aparecesse de verdade, com um trabalho daqueles magnificos, tipo "Velha Roupa Colorida", "Profissionais", "Na hora do almoço", coisa e tal. O Brasil está precisando de Belchior, com certeza. Zeca Baleiro, falou isso recentemente na Feira do Livro em Fortaleza. E este escriba está totalmente de acordo com o poeta maranhense.
Aparece de verdade, Belchior. Nossa Musica Popular está carente de um talento como você!
Enquanto ele não dás as caras de verdade, o Blog presenteia a este escriba e aos que gostam de Belchior com "Velha roupa colorida". Curta, vai ver o cara aparece!

2 comentários:

  1. muito me chateia o tratamento da mídia tradicional quanto a esse caso,eles tem negligenciado o seu talento desde a década de 80 e ficam fazendo especulações maldosas quando o cara decide dar um tempo pra respirar,mas antes ve-lo na mídia assim do que ve-lo esquecido na parede da memória.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Belchior deve estar estudando, pesquisando. Um intelectua -talvez o maior dentre os artistas de sua geração- tem o direito de "dar um tempo". Torço para ele voltar inclusive aos palcos. Nós merecemos Belchior!

      Excluir