quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Presidente luso vai manter técnico Marajo

O presidente da Tuna Luso Brasileira falou no final de semana que vai preparar um grande time para 2013. Com seu natural estilo, procurando sempre mostrar que tudo está "100 por cento", e até ameaçando revidar os ataques dos críticos, diz que vai gastar 80 mil reais com o time profissional, mas garante que não vai contratar jogadores veteranos.
"Vamos fazer um time à base de nossos atletas do sub-20", diz, esquecendo que já falou isso outras vezes. "Não vamos mais cometer o erro de trazer jogadores que além de não renderem o suficiente, ainda põem parte do grupo a perder", se lamenta.
Sinceramente, achei até interessante a proposta do presidente. Mas acho difícil ele cumprir o prometido, mesmo porque, em sus palavras mostra que não vai mudar seu estilo de administrar, onde quem comanda "é ele e ele de novo", isto é, sozinho. Como até o presente não trabalhou com auxilares que sejam de sua inteira confiança para  determinar-lhes funções e dar-lhes independência, não é fácil acreditar no que diz. 
Vejo também que é meio complicado você trabalhar querendo dá uma de técnico, tipo  "não vou contratar.." ou coisa parecida, pois são tarefas que não dizem respeito ao presidente, mas à Comissão Técnica da equipe e, no máximo ao Diretor de Futebol, embora o presidente possa dar alguns palpites, pois como é realmente quem dá a última palavra, deve estar sempre pronto para dizer "sim" ou "não".
Hoje, parece que quem está como Diretor no Futebol profissional da Tuna é o Barata. É cruzmaltino mas muito polêmico, ao ponto de em qualquer discussão desconhecer os companheiros, ser agressivo, gritar, etc. Esses estilos complicados mas diferentes -do Presidente e do seu diretor Barata- com certeza vão interferir na relação dos dois e, tendencialmente, como das vezes anteriores, vão terminar rachando, prejudicando mais uma vez o time e à própria Tuna.
O presidente diz que vai gastar 80 mi por mês (ano passado ele também prometeu, como ão cumpriu, este escriba gostaria de saber como ele vai conseguir essa grana), que não quer veteranos, que vai usar a prata da casa como base do time, mas quando chega na questão técnico ele diz que será mesmo o Marajó. Inquerido se não era melhor um técnico mais experiente, até mesmo o Lucena, ele diz que "Lucena não tem o perfil da Tuna. Aliás, quem eu quero mesmo é o Samuel Cândido, mas por ora é o Marajó", finca pé o presidente.
Pergunto:  como vai trazer o Samuel, se o técnico ganha 10 mil no Parauapebas e mesmo que sua equipe não se classifique, ele não vem por menos desse valor para outro time? Não seria melhor pensar mais um pouco,  trazer mesmo o Lucena, ou talvez o Ondino, o Joacy, que conhecem bem o elenco?
"O Ondino, o Joacy e o Marabá vão trabalhar com o o Marajó", insiste o presidente. 
Nova incógnita: ele sabe que isso não dá certo, pois quem será na verdade o técnico dos três? 
Está assim a situação da Tuna. Faltam menos de dois meses para a estréia da equipe no Parazão e não sabemos quem é quem. De minha parte (com todo respeito), acho que Marajó não tem perfil de técnico ideal para o time profissional da Tuna. 
Insisto que que um técnico com mais experiência, rodado (sem ser importado), já poderia estar vislumbrando jogadores das equipes que estão mais pra lá do que pra cá nesta Primeira Fase. Tem muita gente boa, e se tem condições de fazer um time de 80 mil (?), penso que dá para fazer uma "seleção paraense", quase no nível do Paragominas ou do Santa Cruz de Cuiarana.
Agora mesmo, dois jogadores bons estavam dando "sopa": Aleilson e Flamel. Os dois têm menos de 30 anos e eu juro queria no meu time,  S´[o que os dois já foram contratados, estrearam por suas equipes e até fizeram gols..
O presidente pretende trazer Zeziel. Não é um jogador ruim. Mas contraria sua proposta de não quer er veteranos, pois Zeziel já passou dos 30 há tempos..
Esperamos -nós cruzmaltinos- que seja formado pelo menos um time competitivo, que mesmo com poucas chances de ganhar o título, pelo menos com jogadores que possam honrar o nosso manto luso brasileiro, evitando que a equipe caia para a segundinha.
P.S.: Sobre a terrível queda da Tuna na pontuação no ranking da CBF, de 53º colocado  que éramos caímos vergonhosamente para 191º, uma explicação: o critério do ranking só vale para os títulos dos últimos cinco anos. Os títulos  passados  não valem  para essa avaliação. Lamentável!

4 comentários:

  1. Esse tal de fabiano é doido mesmo. Pede pra sair, otário. P... q.p.

    ResponderExcluir
  2. Formar um time para não cair de divisão no campeonato paraense é pensamento pequeno demais! Insistir em colocar um técnico sem experiência no comando do profissional é suicídio. Se ano passado esses "80 mil" prometidos não entraram, vai entrar esse ano? Não sei não!

    ResponderExcluir
  3. Com esse raciocínio, vai ver ele está querendo ser tri campeão da primeira fase!
    Os times do interior estão se fortalecendo a cada dia e quem cair de fase dificilmente subirá. O independente e o Ananindeua que digam!

    ResponderExcluir
  4. Pior é que com esse tal de marajó como técnico a Tuna sofre o grande perigo de naufragar mais uma vez. Cadê a portuguesada que colocou esse maluco na Tuna e não trabalha para ele sair.

    ResponderExcluir