quinta-feira, 24 de março de 2011

Flu vence em virada histórica*

Futebol na verdade é um esporte espetacular. Não sou torcedor do Fluminense, equipe que tenho respeito devido aos grandes debates que tive com um de meus grandes amigos, hoje em Brasília. Mas ontem foi realmente uma exibição de guerreiros, a do Fluminense frente ao América do México, pela Copa Libertadores. A vitória de virada frente à equipe mexicana foi algo assim inusitado, inesperado até pelos amantes do tricolor das Laranjeiras.
A equipe carioca começou tímida, com Emerson e  Fred na frente, Conca e Diguinho como apoiadores de meio campo, sendo Conca mais avançado. O sistema adotado pelo treinador Enderson Moreira interino do Clube,  não surtiu efeito, com Fred praticamente perdido na frente, inclusive com uma visível relação de "poucos amigos" com a zaga adversária, que resolveu marcar o atacante do Pó de Arroz na base do homem a homem.
Assim, aos 15 minutos do primeiro tempo, o América fez o primeiro tento,  numa clamorosa falha da zaga e do goleiro Ricardo Berna, que pulou, pegou a bola no alto mas na queda deixou a pelota escapulir, praticamente "fazendo" o gol pelo adversário. Não adiantou as reclamações de que o goleiro tinha sido vitimado com uma "cama de gato" pelo adversário. A regra é clara e a visão do arbitro e auxiliares, também.
Com o gol sofrido o Fluminense cresceu. Assim, aproveitando um mágico passe de Conca pela direita o zagueiro Gum empatou aos 21 da primeira fase. O Fluminense foi assim até o final da primeira fase. Ficou mais ativo em campo, levando sempre perigo ao adversário, apesar de Fred não reeditar suas atuações.
Deco deu a volta por cima de virada.
Na segunda fase, com o jogo empatado, o América deu uma recuada. Enderson optou por tirar Mariano que reclamava de dores e colocou Deco, que estava parado há dois meses. O luso brasileiro deu uma nova motivação à equipe e um controle maior ao meio de campo, correndo para todos os lados e se deslocando na tentativa de fazer o gol salvador. Mas de nada adiantava. Foi o América quem fez o segundo, aos 27, num cruzamento em que o zagueiro Digão, sem opção, ainda ajudou a colocar a bola nas redes.
O Fluminense foi para o tudo ou nada. Enderson Moreira resolveu jogar todas as suas fichas e partir para o ataque. Tirou Emerson e colocou Rafael Moura, ficando assim com Fred, Rafael Moura e como terceiro atacante o pequeno notável Deco. E foi justamente Deco, aos 34 minutos,  quem fez belo e certeiro cruzamento na cabeça de Araújo, que empatou  a partida. A torcida tricolor enlouqueceu e passou a acreditar na virada. E ela aconteceu também pelos pés fantásticos de Deco. Aos 42, Deco aproveitou um desvio de cabeça de Fred e quase sem jeito meteu na meta de Navarrete. Era a vitória da garra, da vontade, de um heróico e unido grupo de guerreiros que sofreu até o fim da batalha. Mas valeu, porque os tricolores saíram vencedores. Agora o Flu está com 5 pontos e se vencer a próxima  partida poderá ficar em segundo ou até em primeiro lugar de sua chave. 
Realmente, o futebol é um esporte espetacular! Valeu, tricolor!

* Dedicado ao meu amigo e compadre Itamar Figueredo, do Correio Brasiliense.

2 comentários:

  1. Foi verdade! Um excelente jogo. E o texto, está belíssimo. Bjaum pai!

    Kiko.

    ResponderExcluir
  2. Jogo para não ser esquecido jamais. Assim como nunca será esquecida a nossa amizade. Valeu pelo post meu compadre. Dessa vez o América não levou boas lembranças do Maraca.

    Um grande abraço

    Itamar

    ResponderExcluir