segunda-feira, 28 de março de 2011

Racismo europeu contra jogadores brasileiros mais uma vez

 Neymar brilhou com dois gols, mas lamentou racismo
Não pode mais ser considerado "fato isolado" o racismo e a discriminação  por parte de torcedores europeus contra jogadores brasleiros. Depois de Roberto Carlos ter ganho uma banana durante um jogo do time que atua na Rússia na semana passada, ontem foi a vez do atacante Neymar também ser alvo de racismo na Europa. Durante o amistoso do Brasil com a Escócia, em Londres, uma banana foi atirada no gramado  na direção do jogador brasileiro, enquanto Neymar disputava um lance na área adversária. Neymar, que é considerado hoje, juntamente com seu colega de Santos, o paraense Paulo Henrique Ganso, a maior revelação do futebol brasileiro e mundial, foi o grande destaque da partida e marcou os dois gols da vitória brasileira, por 2 a 0, frente à Escócia.
Achando pouco a banana que jogaram em campo para humilhar o atacante brasileiro, os  torcedores europeus ainda vaiaram Neymar durante toda a partida, principalmente quando o atacante sofria faltas. 
Depois, em entrevista que deu para a imprensa européia e brasileira, o atacante  santista lamentou a atitude dos torcedores. “Ficamos totalmente tristes com isso. Não é bom sairmos de nosso  País e ver coisas assim. É melhor nem tocar no assunto” - afirmou o atleta. 
Não é generalizada a questão do racismo por torcedores europeus, principalmente contra atletas brasileiros. Mas o caso vem se repetindo com assiduidade. O mais lamentável disso tudo é que jogadores brasileiros, sem dúvida nenhuma os mais talentosos do planeta, até se naturalizam europeus, o que mostra o amor e o reconhecimento que têm por determinados países. E em nenhuma situação, eles falam mal de  qualquer País europeu, muito ao contrário, Ronaldo, Ronaldinho, Roberto Carlos, Rivaldo, Liedson e outros têm respeito pelos times, pelos países e pelos europeus. Infelizmente em alguns casos a recíproca não é verdadeira por parte deles. Neymar foi convocado pela terceira vez, já tendo feito três gols em três partidas com a camisa da seleção brasileira. 

2 comentários:

  1. poxa,eu como santista sou grato ao Neymar,apesar de não gostar da conduta dele em alguns casos.

    Mas racismo,bem como o sexismo e a homofobia,são coisas repugnantes

    ResponderExcluir
  2. Pois é, não é, e justamente os europeus que são os maiores importadores de jogadores nossos! Se partisse dos argentinos (que são invejosos), era entendível, e porque a gente poderia dar o troco: dando um show de bola na próxima partida.

    ResponderExcluir