sábado, 12 de março de 2011

A irresponsabilidade e incompetência da Celpa

Este blog passou dois dias fora do ar por causa da irresponsabilidade e incompetência da Celpa. Privatizada pelo governo do PSDB -leia-se Almir Gabriel e o atual governador-, a Celpa depois de privatizada piorou o serviço, aumentou o valor das tarifas e o consumidor foi o maior prejudicado, juntamente com o Estado, que perdeu seu patrimônio.
Na quinta-feira pela manhã, um poste na rua 28 de Setembro, no Comércio,  sofreu um incêndio onde o emaranhado de fios (graças ao trabalho malfeito da Celpa) e o "olhão" incendiaram, fato que  assustou moradores, empresários e funcionários da área que compreende a Presidente Vargas até as imediações da Assis de Vasconcelos. As chamas e explosões que vinham do poste incendiado, causaram de  imediato a falta de energia em toda a área. Os Bombeiros foram acionados e chegaram logo e com um trabalho rápido e eficiente  conseguiram debelar as chamas e evitar maiores problemas, uma vez que funcionários da empresa defrontre ao poste ficaram trancados e impossibilitados de sair por medo de sofrer queimaduras, já que pedaços de fios e outros instrumentos caíam do poste incendiado. 
Imediatamente moradores e empresários da área, onde funcionam restaurantes, gráfica, estacionamentos, bancos e outras empresas, acionaram a Celpa. Aí foi que o negócio pegou. O incêndio aconteceu por volta das 11 horas e somentepoór volta das 17 chegou parcialmente a energia, ou seja, uma fase e somente em alguns estabelecimentos. No poste incendiado, durante toda a quinta-feira e até o final da  sexta-feira não haviam resolvido o problema. Com isso, o prejuízo foi grande  pata empresas que tiveram que fechar suas portas por falta de energia e dos restaurantes, que tiveram seus congelados perdidos.
Depois de insistentes ligações tanto na quinta como na sexta-feira, uma pequena viatura da Celpa chegou ao local na sexta-feira ao meio dia. Dois cidadãos olharam o poste incendiado e depois de 20 minutos olhando para cima, resolveram ir embora para que um outro veículo, segundo eles um jipe Toyota, viesse para fazer o serviço "Nós não temos como resolver", disse um deles. Indagado se o jipe viria logo, o homem respondeu que dentro de poucos minutos.  Só que até ontem às 19 horas não tinha aparecido ninguém e nem a Celpa atendia mais o 0800.
Vários empresários da área falaram em acionar a Celpa na Justiça. Mas ao mesmo tempo comentaram de que nada adiantaria.  A Celpa é  irresponsável mas  tem poderes. Terão que esperar anos e anos e terminarão sem receber nada. O fato é que com a privatização da empresa de fornecimento de energia, o consumidor fica à míngua, jogado aos cães. Se você atrasa seu pagamento de energia, imediatamente é cortado o fornecimento. Mas o desrespeito como o acontecido na quinta-feira e até o momento não resolvido, fica por isso. Até os advogados falam que é complicado cobrar qualquer indemnização da incompetente empresa de energia do Pará.

4 comentários:

  1. essas constates privatizações de serviços que deveriam ser publicos por parte dos tucanos são mesmo uma sacanagem

    ResponderExcluir
  2. E os incompetentes da Celpa só chegaram às 9 horas da manhã. A Celpa é uma vergonha para os paraenses!

    ResponderExcluir
  3. Hoje, 15/03 (09:45h), já faltou energia duas vezes num período menor que uma hora. Foram dois apagões relâmpagos, sem aviso. Quase que meu computador vai pro cacau.
    Um amigo meu que trabalhou lá na CELPA disse que o problema é de gestão de pessoal. Os técnicos que eram experientes e tinham um bom salário foram embora e no lugar deles colocaram pessoas inexperientes, com salários baixos. Esse deve ser o problema de tantas quedas bruscas e faltas e energia em Belém.

    ResponderExcluir
  4. Na 28 de setembro, foram exatos cinco dias paralisados e de prejuizo. Certamente jamais seremos ressarcidos, mesmo porque não adianta brigar com tão terrivel madrasta.

    ResponderExcluir