quarta-feira, 16 de março de 2011

Retrato em Branco e Preto

Lendo o livro "Histórias e canções", de Wagner Homem, que trata sobre as músicas de Chico Buarque de Hollanda, cheguei à conclusão de que Chico nunca gostou de que suas letras fossem mexidas. Quando tinha uma parceria sobre qualquer obra, e que o parceiro interferia depois de tudo pronto,  Chico, gentilmente,  sempre encontrava uma maneira de não deixar que alterassem suas composição. Na verdade, chega-se à conclusão que Chico amadureceu como compositor muito cedo, ganhou personalidade ao ponto de , mesmo respeitando os questionamentos e tentativas de intereferência de amigos "medalhões" em seu trabalha,  na hora H dava um jeitinho de ninguém, ninguém mesmo, mexer em sua obra.
Na múica "Retrato em Branco e Preto", de 1968, parceria de Chico com Antonio Carlos Jobim, a o livro mostra que a canção já existia desde 1965, quando Tom escreveu com o nome de "Zíngaro", porque  o maestro, vivendo nos Estados Unidos sentia-se um cigano. Já havia inclusive sido gravada no LP "A Certain Mr. Jobim", com a participação do arranjador alemão Claus Ogerman. Tom passou a Chico diversas músicas desse álbum, e a primeira letra  que saiu foi "Retrato em Branco e Preto".
Nos primórdios da parceria, estimulada por Vinícius de Moraes, Tom pouco palpitava, o que viria a acontecer com frequência quando o tempo e a intimidade permitiram. Chico atribui a benevolência e a tolerância iniciais ao paternalismo do maestro, que queria dar uma forcinha ao jovem letrista. Mesmo assim, houve discussões.
Quando o Quarteto em Cy estava para gravar a canção, Chico decidiu mudar a expressão "peito tão marcado" por "peito carregado", explicando ao parceiro  famoso que "tão" havia sido tipo uma muleta para completar as sílabas da canção. Tom aceitou a alteração, mas logo depois o maestro telefonou pedindo que fosse mantida  a versão original, porque "peito carregado" tinha, segundo Tom, a conotação de tosse. Chico cedeu.
Em outra ocasião Tom teria dito a Chico que ninguém fala "retrato em branco e preto", e que a expressão certo seria "retrato em preto e branco". Ao que Chico teria dito. "Então tá. Fica assim. 'Vou colecionar mais um tamanco, outro retrato em preto e branco'". Diante de tamancada tão convincete, Tom entregou o pontos."Retrato em Branco e Preto" o Blog  presenteia a vocês na maravilhosamente linda voz da eterna Elis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário