quinta-feira, 24 de março de 2011

Couto, Flexa e Jader: ninguém merece!

Independente da briga das famílias que insistem em querer mandar no Estado, a decisão tomada pelo Supremo Tribunal Federal de que a Lei do Ficha Limpa  só deve valer  mesmo somente a partir de  2012, a vitória da sociedade é das mais importantes na história política brasileira. A Lei é fruto da vontade popular e a decisão de ontem, quando o ministro Luiz Fux, recém-empossado deu o sexto voto a favor da não validade do Ficha Limpa nas eleições de 2010,  embora tenha sido uma clara decisão legalista, foi o cumprimento correto do que a Constituição prega: só se pode aplicar uma lei um ano depois de sua promulgação. Para se aplicar em 2010, só se ela tivesse sido aprovada em 2009.   .
Marinor Brito é uma grande companheira, tem história como militante e lutadora pelos direitos humanos e da mulher. Tem competência já comprovada como vereadora  e tem ainda a seu favor a dignidade, seriedade que a fizeram a candidata paraense ao Senado mais preparada para assumir uma das duas vagas.
Fux: seu voto foi tipo de Minerva.
Sabia-se que desde o início de 2011, Jader estava numa enorme ansiedade para saber quem seria o novo juiz indicado para completar o  quadro de juízes do STF. Quando soube que seria o competente Luiz Fux, um jurista com pouco mais de 50 anos, mas com um currículo invejável, tiveram a certeza de que estudioso como Fux é, não entraria nessa de ir contra o que a Constituição brasileira manda. Fux, que foi empossado como o 11º Ministro do STF, tinha o papel maior nessa reunião de  ontem: desempatar o jogo, que estava desde o ano passado com o escore de 5 a 5.
Para ele não foi "faca de dois gumes". Já entrou na reunião sabendo o que faria e o que diria. E disse bonito: "A Lei do Ficha Limpa, a meu modo de ver, é um dos mais belos espetáculos democráticos, posto que é uma lei de iniciativa com escopo de purificação do mundo político", disse. E foi mais adiante deixando evidenciado seu voto: "A tentativa de aplicação imediata da lei é muito grande para quem vota contra. Surpresa e segurança jurídica  não combinam", concluiu
Jader é o Senador. Pode não ser o meu, o seu. Mas é do Pará. Como os outros também. Senadores  com histórias e vidas complicadas. Sabemos que o povo paraense merece coisa bem melhor. Mas, o que fazer?  A democracia é indiscutivelmente o melhor sistema político, embora às vezes nos dê certos desgostos. Como este dos três senadores paraenses.
O que gorou  e não ficou bem mesmo foi o terrorismo patrocinado pelo jornal dos Maiorana ontem,.quando publicou matéria em sua página 5 do Caderno Poder, em que diz que  "se Marinor Brito sair, sua vaga, já se sabe,  será de Paulo Rocha". Uma "barrigada"  antecipada. O pior disso é que nessa briga desses "dois poderes", quem sai ferrado é o leitor.

Um comentário:

  1. Não mereço nehum dos três: nem Jader, nem M´rio Couto nem o Flexa.

    ResponderExcluir