sexta-feira, 25 de março de 2011

O Folhetim de Chico e Gal Costa


A década de 70 foi o período em que Chico Buarque de Hollanda mais produziu. Além de escrever sistemáticamente peças de teatro, livros e ensaios para shows, Chico escreveu grande parte de sua  rica produção musical. Como Noel Rosa tinha sua cantora preferida, Chico também teve e tem as suas. Gal Costa e Maria Betânia sempre estavam na ilharga do compositor . Segundo Wagner Homem, que escreveu o livro "Histórias e Canções" de Chico Buarque de Hollanda, a música "Folhetim",  foi composta entre 1977/78 para a peça "Ópera do Malandro". Embora seja uma música composta para  a peça,  Chico explica que o personagem "não era tão claro quanto quem iria cantar. Mas, às vezes, a atriz que iria cantar cantaria só no teatro, porque não era uma cantora profissional. Então misturava na minha cabeça, a encomenda da personagem, a atriz e a cantora que eu gostaria que gravasse aquela música". Assim, saíram canções como "Folhetim", que tinha a cara de Gal e que servia para a personagem.
Essa bela canção, foi mostrada pela primeira vez ao sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, através de uma ligação que Chico e o cartunista Henfil, irmão de Betinho, fizeram para o Canadá, onde o sociólogo estava exilado.
Esta interpretação de "Folhetim", em que Gal Costa canta e até dança com o parceiro Chico Buarque é um adas mais perfeitas. De voz aveludada e timbre irretocável, Gal é a perfeita criação vocal brasileira. Não deve nada a niguém em talento vocal e intrepretativo. No princípio do ano 2000, deu sensacional entrevista à Folha onde ao responder a uma pergunta do repórter sobre o que achava das novas cantoras que estavam surgindo, como Marisa Monte, Ana Carolina e Ivete Sangalo, não titubeou: "São ótimas. Grandes cantoras com belo futuro. Aí o repórter foi mais longe: "E as cantoras de sua época, como Betânia, Elis, Nara, etc. Gal respondeu calmamente: "Ah, a minha geração é f..."

Um comentário:

  1. Se Chico Buarque, que fez fortuna no Regime Militar, declarasse voto ao Bolsonaro, será que as feministas iriam taxá-lo de machista e misógino por ter feito essa e tantas outras músicas tratando a mulher de maneira vulgar???

    ResponderExcluir