segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Tuna feminina campeã do Primeiro Turno!

Equipe campeã com Comissão Técnica e torcedores
A Tuna Luso Brasileira venceu a Esmac por 1 a 0 e ganhou ontem pela manhã, no Estádio Francisco Vasques, o Primeiro Turno do Campeonato Paraense de Futebol Feminino. O escore mínimo com gol da atacante Cris, que entrou na segunda etapa, teve comemoração dupla: Cris foi a a goleadora do título de Campeão do ano passado pela equipe cruzmaltina. Portanto Cris é a artilheira das grandes decisões.
O sol de quase 40 graus que fez na manhã de ontem foi cruel com as meninas das duas equipes. A partida começou 8,30h e desde o início o jogo foi truncado, com as equipes de Tuna e Esmac se estudando e pouco chegando à área adversária.  
Júlio Coimbra, Cris, este escriba e a técnica Aline
Os poucos ataques, todavia,  chegavam com perigo, obrigando principalmente a goleira lusa  Rosane a realizar defesas difíceis. O sol fortíssimo  obrigou o árbitro da partida a paralisar o jogo na primeira e na segunda etapa. Mesmo assim, era notório o cansaço tanto de jogadoras da Tuna como da Esmac.
A Esmac, que não queria o jogo no Souza, montou uma estratégia defensiva no sentido de aproveitar os contra ataques. Só que Aline, espertamente, deslocou Raquel, que vinha jogando pelo meio, para a lateral esquerda, dando uma maior segurança à defesa e ao mesmo tempo aumentando o potencial de ataque luso, já que Raquel apóia e chuta bem e muito forte.
O primeiro tempo terminou empatado em 0 a 0, mas a Tuna não queria decidir nas penalidades. Para as meninas da Águia só interessava a vitória nos 90 minutos.
No segundo tempo, a técnica Aline tirou Tunejo e colocou em seu lugar Danila, reforçando o meio campo na tentativa da bola chegar mais às atacantes Cássia e Leila, que recebiam uma forte marcação.
A Tuna levava mais perigo à defesa da Esmac até os 25 minutos. Mas talvez pelo cansaço, a Esmac ensaiou uma reação e obrigou a goleira Rosane a fazer duas grandes defesas. Aline então tirou a atacante Leila e colocou Cris, aos 30 minutos. A Tuna melhorou. Mas o gol salvador e que deu o título de campeã do Primeiro Turno à Tuna só veio aos 41 minutos, através da atacante Cris. Daí em diante foi só festa, a Esmac após o apito final ainda reclamou, mas não teve jeito. A vitória foi lícita, justa e bonita.
A Tuna formou com: Rosane; Kekê, Driele. Elaine e Raquel. Talita, Lause, Tunejo (Danila), Cássia, Cíntia e Leila (Cris). A torcida da Tuna tomou conta do gramado e comemorou o título com as campeãs.

11 comentários:

  1. SÓ GANHA FUTEBOL FEMININO PQP
    GOSTEI DA CAMISA DE FORMULA 1 "ERVERDEADA"

    ResponderExcluir
  2. Deixa de ser pequeno, cara. Te livra da inveja tão exposta em teu anonimato, cresce e mostra tua cara. Não pensa que dessa maneira vil, rasteira você vai causar a infelicidade de nós cruzmaltinos. Ganhamos e o futebol feminino e somos felizes.

    ResponderExcluir
  3. Esse cara é não somente infeliz, mas muito preconceituoso. Viva a nossa Tuna campeã feminina de futebol. (Breno)

    ResponderExcluir
  4. Ontem pelo que se noticiou nas rádios nao havia ambulância no campo. A quem se atribui a irresponsabilidade? Federação ou clubes? Se bem que no futebol daqui do norte já disseram que as ambulâncias são ocas. A diferença entre uma ambulância e um carro normal é somente a sirene. A Tuna parece que será sempre a representante do Pará no futebol feminino. Está na hora de investir neste esporte e sonhar que a CBF olhe estas atletas para, quem sabe, uma convocação.

    ResponderExcluir
  5. Não tinha mesmo. Tinha um carro da Polícia. A responsabilidade não é dos clubes, mas da FPF, que por sinal não estava lá e não entregou o troféu (se é que ela destinou algum) para equipe vencedora, a Tuna.
    Quanto a apoio, é muito difícil. A técnica Aline Costa vive a pedir apoio aos cruzmaltinos para pagar pasagens e dar uma infra nos treinos, tipo frutas,água, etc. Tem salários atrasados e as atletas nada recebem, ao contrário da Esmac, que dá bolsas de estudos para suas jogadoras. Ao final do jogo elas discursaram e citaram a importância da Tuna e o respeito que têm pelo Clube. Aí é que vale nós ajudarmos e comemorarmos, pois é muito grande a dedicação, o valor individual e coletivo dessas moças.

    ResponderExcluir
  6. Por que vcs nao buscam de forma paralela esse apoio? Fazer uma espécie de diretoria paralela buscando patrocínio com o hotel Sagres, a monte Cristo, posto Dalas, etc
    Se as pessoas são tunantes penso que nao vão dizer nao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque no meio do caminho tem uma pedra (como diria o poeta). O presidente não valoriza nem apóia, e daí gera um grande preconceito com a diretoria, que já tentou aé acabar com o time das meninas. Mas o sr. Pisco sempre dá um apoio, quando a Aline o procura. Já o Hotel Sagres sempre apoiou o futebol masculino, só não sei se vai continuar apoiando com o atual diretor de futebol. Essa viabilidade em termos de mídia eu já tentei para o futebol masculino e feminino. Mas não é muito fácil.
      Para a Tuna se soerguer em qualquer de seus setores, é necessário, antes de mais nada, comprometimento. Só a vaidade, o egocentrismo não vai levar a nada.
      Mas ninguém vai se entregar. A luta é quase inglória, mas os verdadeiros cruzmaltinos vão continuar empenhado em salvar a nossa Águia, como por exemplo, apoiando o futebol masculino, o feminino e a Sede Náutica.
      Obrigado pelo incentivo, Luiz, em nome das meninas do Futebol Feminino.

      Excluir
    2. errata: quis dizer: "preconceito por parte da própria diretoria"

      Excluir
  7. Como é possível fazer uma diretoria paralela sem apoio da comunidade?
    O que esperar de uma diretoria fechada que não presta contas do que faz no clube para os seus associados?
    Seria bom que a ajuda viesse de forma expontanea para os esportes amadores, e para o futebol também!
    A técnica Aline disse em uma entrevista que recebe sim ajuda do seu Pisco e do Hotel Sagres. Está faltando os demais ajudarem também! Que tal falar direto com ela sobre suas necessidades?
    Pelo que sabemos a diretoria não dá uma agulha para as meninas, mas quando elas ganham alguma coisa é todo mundo querendo bater foto e anunciando em palanque querendo ser o pai da criança. Assim é mole!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O editor desse blog, o seu Marcos Morais, é um dos ajuda as meninas. A treinadora Aline quando dá entrevista sempre fala sobre ele, que parece apóia com uns 500 reais por mês. Mesmo assim, ainda tem uns caras lá na tuna que não gostam dele. Deve ser uns lisos que só querem aparecer e não gostam quando gente que trabalha é elogiado. Parabéns seu Marcos, o senhor é realmente tunante.
      LUIS CARLOS - TORCEDOR E SÓCIO REMIDO

      Excluir
    2. Obrigado pela defesa, caro Luis Carlos. Mas o que faço pelo meu clube é natural, sempre fiz, não procuro aparecer. É coisa de dentro, do coração. Só queria que os "diretores papagaios" respeitassem as meninas e os atletas náuticos e fizessem pelo menos sua parte.

      Excluir