Os maiores nomes do Renascimento estarão no Brasil a partir do dia 13 de julho, em exposição que ocupará quatro andares do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), em São Paulo. Pinturas e desenhos de artistas como Michelangelo Buanarroti, Paolo Veronese, Leonardo da Vinci, Giovanni Bellini, Tintoretto, Lorenzo Lotto, Rafael Sanzio e muitos outros estarão expostas à visitação pública na exposição "Mestres do Renascimento: Obras-Primas Italianas".
![]() |
"Madalena", de Ticiano |
A exposição, que contará com quase 60 obras, e que traz ao Brasil obras dos grandes nomes da Renascença Italiana, será uma verdadeira aula de historia sobre a arte que predominou na Itália entre os séculos XIV e XVI, quando grandes pintores, desenhistas e escultores deram a maior contribuição à arte que se tem conhecimento.
Foi em Florença, na Itália, o berço da Renascença, um movimento que surgiu fortemente substituindo a tradição bizantina. Artistas do porte de Fillippo Brunelleschi, Donatello, nomes de grande expressão e muita inspiração -o segundo um gênio no trabalho com o bronze-, que com o apoio dos Médici e da Igreja Católica criaram importantes projetos arquitetônicos e grandes obras, que ganharam notoriedade por toda Itália.
Roma e Veneza foram duas das mais importantes cidades que receberam obras de artistas renascentistas, parte deles originários de Florença. Rafael Sanzio, com suas madonas e Michelangelo, que pintou o teto da Capela Sistina foram alguns que ganharam financiamento de seus trabalhos por parte da Igreja.
Na exposição "Mestres do Renascimento: Obras-Primas Italianas", , que tem como curadores a historiadora Cristina Acidini, do Museu da cidade de Florença, e Alessandro Delpriori, estudioso do Renascimento, algumas obras estão sendo esperadas com bastante interesse, como "Leda e o Cisne" de Leonardo da Vinci , "Anunciação", de Bellini e "Madalena", de Ticiano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário