terça-feira, 11 de junho de 2013

Secretário pede que olhem para os humanos que morrem e sofrem em todo o Marajó

Do Facebook do companheiro Albertinho Leão, fisguei esta importante mensagem de Odair Avelar, secretário de Saúde de Cachoeira do Arari, município vizinho a Santa Cruz do Arari, onde o secretário denuncia as necessidades  básicas em todo o arquipélago do Marajó, com problemas que vão desde a má alimentação da população, educação da pior qualidade, doenças que não são combatidas pelos órgãos estaduais e federais, proporcionando com que crianças, jovens e adultos ainda sejam vítimas de problemas como malárias, febre amarela e outras comuns na região, ou seja, onde, lamentavelmente a saúde é precária, mas que ninguém, nenhum órgão da Grande Imprensa denuncia, porque não dá Ibope, e talvez para eles até  seja "mais um pequeno fato". Porém, um problema que aflige todo o arquipélago do Marajó e que todos os mandatários já tentaram resolver e não conseguiram, que é o excesso de animais, principalmente cães, que vivem abandonados pelas ruas, alguns doentes, gerou um sensacionalismo com reflexo nacional e até internacional.
É importante que fique bem claro que este escriba faz questão de dizer que é radicalmente contra a matança de animais, seja ele qual for. Animal doméstico, mesmo que exista em demasia como falam existe no Marajó, não pode ser morto cruelmente. E o cão, todos sabemos, é o maior amigo do homem. Exemplo temos dos cães que fizeram histórias pela lealdade, pelo companheirismo. A desumanidade tem que ser denunciada, sou totalmente de  acordo. Mas é fundamental também que se mostre os outros e também sérios problemas que acontecem em Santa Cruz, Cachoeira, Breves, Portel, Anajás, etc., enfim, em todos os municípios do nosso querido Marajó, como os males que são denunciados pelo secretário de Saúde Odair Avelar, que mora lá, convive com eles e sabe que ninguém, nenhum ator ou atriz global faz nada, porque não dá ibope. Defendo a mensagem do Secretário porque é oportuno que sejam mostrados também todos os outros problemas que afligem o arquipélago do Marajó, além da morte dos cachorros, embora sem que  necessariamente se use de sensacionalismo. 

NOTA DO SECRETÁRIO DE EDUCAÇÃO DE 
CACHOEIRA DO ARARI, VEREADOR ODAIR AVELAR. 

"Assisti com muita tristeza mais uma vez o nosso Marajó ser notícia, alias o Marajó só é noticia quando tem um desastre, um acidente como o naufrágio em frente a Cachoeira, ou quando prendem Ladrões de Gado, ou coisa do gênero.
Aí, toda a imprensa se mobiliza e faz e acontece como essa historia dos cães em Santa Cruz do Arari.
Acho tudo isso uma prova de que o ser humano perdeu o valor mesmo. Nesse Marajó, gente MORRE por falta de atendimento de Saúde, centenas de pessoas sofrem com as epidemias como Febre Amarela, Malária, milhares de pessoas não tem Àgua Potável e nem energia Elétrica, outras sofrem por não terem moradia. A droga toma conta de nossos jovens, a educação ainda tem índices de analfabetismo alarmantes e NINGUEM BRADA NA IMPRENSA PARA DEFENDER AS PESSOAS, OS SERES HUMANOS QUE SOFREM , com essa inércia da sociedade, das entidades de defesa dos Direitos Humanos e das esferas governamentais desse pais. Dá pra se avaliar, o quanto custa uma vida de um ser Humano? Recentemente jovens foram mortos lá em Santa Cruz por capangas de fazendeiros. Foram arrastados, torturados, mortos e jogados no campo para os urubus comerem. ninguém bradou NADA!
O acidente em Cachoeira, que vitimou dezenas de pessoas, jovens, mães, pais, lavradores, crianças, teve uma rápida repercussão nacional. Por que será?, ora, são apenas vidas de pacatos seres humanos, pobres ribeirinhos, a ANA MARIA BRAGA, nem soube do acontecido, nem comentou a problemática do transporte na Ilha do Marajó, não falou que a Marinha é ausente nos rios da Região, e que os projetos de perenização do Lago Arari, caducam nas gavetas dos ministérios em Brasília.
Como marajoara, queria, que o Marajó  fosse noticia pela sua beleza natural, pelo seu povo trabalhador, pela sua fauna, pelas suas lindas prais e florestas, ou pelo seu potencial turístico pouco explorado pelo estado e pelo país; que fosse feito investimentos na área para melhorar a vida das PESSOAS, da GENTE dessa imensa Ilha.
Aqui no Marajó, cavalo, boi, porco e cachorro nas estradas, já vitimaram centenas de vidas em acidentes. e ninguém fez nada, porque a vida dos animais vale mais que a do SER HUMANO.
Acorda, Gente, Vamos zelar pelos animais sim, mas quem precisa de cuidados maiores nesse Marajó são as pessoas, são OS SERES HUMANOS DESSA ILHA. Vamos defender e bradar pelas crianças que morrem desnutridas, que comem mau, que sofrem com a ausência de saúde pública, que não praticam esporte e não têm lazer. ESSAS SIM, DEVERIAM TER O OLHAR DA IMPRENSA, DO ESTADO, DO PAÍS E DE TODOS. 
O Marajó precisa ser olhado e seu povo respeitado. Essa mensagem vai para a GLOBO, SBT, e todos os sensacionalistas de plantão."
Tenho Dito!!!
ODAIR  AVELAR
(Do Facebook de Albertinho Leão).

3 comentários:

  1. Negócio é que só sabem falar mal. Nem conhecem o marajó quanto mais os problemas de lá. Nunca viajaram para Macapá de navio e viram a pobreza de Breves. Matar cachorros é errado, mas muito pior é a fome, a miséria que mata gente no Marajó. E ninguém fala disso.

    ResponderExcluir
  2. A saúde vai mal em TODO o Brasil. Mas para o governo federal o importante é a Copa enquanto pacientes morrem nos corredores em cima de macas ou ate no chão mesmo. Na Europa o a saúde do Brasil é piada todos os dias. E eles tem toda e inteira razão pois a crises de lá não afeta essa setor: o básico do básico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Problema é dos três governos - federal, estadual e municipal.Mas a verba do SUS é sagrada, se o governo estadual ou municipal faz mal uso, o problema pode ser esse. Mas o importante é que a grita do secret[ario de Cachoeira é que apesar de todos os problemas no Marajó, inclusive de saúde pública, os holofotes s[o mostram o que dá Ibope.

      Excluir