segunda-feira, 17 de junho de 2013

Muitos toques e só um gol de diferença

Toques, mais toques, exagero de toques e poucos gols. Foi assim a Espanha ontem, frente ao Uruguai. A equipe dirigida pelo técnico Del Bosque tem um toque de bola refinado, curto, concentrado mais no meio de campo, mas o melhor do futebol que é o gol, a meu ver foram poucos e poderão fazer falta, apesar dos fracos adversários que o time espanhol terá pela frente
Este time da Espanha a mim não encanta muito, tenho que dizer. Gosto do toque de bola, mas que seja mais objetivo, mais produtivo. Um toque mais longo, não tão curto como no  futsal, que é como a Espanha trabalha. O povo aplaude, a Imprensa adora. Os narradores esportivos e comentaristas "lavam a burra", endeusando a equipe espanhola.
Não vejo assim. O time espanhol é realmente muito bem postado. Muito disciplinado taticamente e é isso que faz com que tenha muitos toques e consiga envolver o adversário. Del Bosque é o técnico da equipe já há cinco anos, tem n time hoje  quase todos os jogadores que foram campões do mundo em 2010. E
Isso, queira ou não queira os que não gosta do estilo, é uma grande vantagem, porque os jogadores se conhecem, sabem onde um joga melhor; onde o outra se sente mais á vontade.
Joga bonito sim, termos que reconhecer, mas o toquinho exagerado, quase impedindo que o time adversário chegue na bola, não frutificou como deveria e 2 a 1 foi um placar que, temos que reconhecer, não condiz com a realidade que foi o diferencial de posse de bola de uma equipe para outra.
Não quero queimar minha língua. Mas não vejo a Espanha como adversário para o Brasil -apesar de Felipão. Tem muitos bons jogadores, um dos melhores é Iniesta, seguido de Fábrega, Pedro, o próprio Soldado, além do excelente goleiro Casilas e do meia Xavi. Todos são jogadores de esquema tático, de excelente disciplina e isso é importante no futebol.
Mas o Brasil tem a vantagem da técnica individual, da raça brasileira, do domínio de bola e do estilo sul americano de passes longos, tipo 100 metros e isso pode fazer o diferencial em qualquer partida.
Gostei da Espanha, como falei acima, mas não me encanta. Gosto de gols. A Espanha foi muito superior mas perdeu uma excelente oportunidade de ganhar com folga. 
O Uruguai mostrou pouco talento, não mostrou a raça, a vibração de partidas passadas. O goleiro Muslera não tem a tradição dos grandes goleiros uruguaios e a defesa deixou muito a desejar, principalmente nosso velho conhecido Lugando, que está cada vez pior, inclusive fazendo gol contra de canela. Péssimo!
O cantado em prosa e verso Cavani fez pouco, muito pouco, o mesmo acontecendo com Suárez, apesar do gol. 
A meu ver, mesmo já veterano, Forlan tem vaga no time uruguaio. E Lodeiro merecia ter entrado antes. O time dirigido Oscar Tábarez cresceu com a entrada dos dois, inclusive chegando ao gol. 
Pela lógica (e tem lógica no futebol?), a Espanha vai ser a líder do Grupo B e o Uruguai  deve ser o segundo colocado. Mas para isso tem que tirar a Nigéria de seu caminho. E quem acompanha futebol sabe como o país africano é meio chatinho. Então, este escriba recomenda: te cuida, Uruguai!
P.S.: quero ver essa Espanha jogando com o Brasil. Com certeza vão recuar e, na moral, vão levar gols!

Nenhum comentário:

Postar um comentário