sexta-feira, 14 de junho de 2013

O "velho filme" que é sempre repetido na Tuna

Como diz a letra da música "tristeza não tem fim", para nós tunantes. Mais uma vez a Águia do Souza caiu no Sub-20, desta feita feiamente, numa semifinal. Depois de perder a primeira partida por 2 a 1 para o Remo no Souza, na quarta-feira, no Baenão, a Tuna foi goleada impiedosamente pro 6 a 1, escore que, pelo que falam os que dirigentes do futebol amador luso brasileiro, "não condiz com a realidade da equipe".
Não estão respeitando essa bandeira...
Sinceramente, como não acredito que o nosso time seja lá essas coisas todas. Aliás, os garotos podem até ter talento, mas abandonado, sem nenhuma estrutura, sem apoio financeiro sequer para passagens, sem uma diretoria de futebol amador que realmente atue, resumindo, sem nenhum incentivo, não poderiam produzir muito.
Foi assim ano passado. A Tuna fez uma histórica campanha no Sub-20, sob o comando do técnico Marajó.
Na época em que se realizaria a partida da semifinal, o presidente precisou viajar para tratamento de saúde em São Paulo. Se não me falha a memória, o vice-presidente (que hoje aparece como candidato a presidente nas próximas eleições)  estava viajando, só que de "vacances" em Portugal. Quem ficou respondendo pela presidência foi o na época diretor administrativo -que hoje parece está no futebol amador- (e que por sinal também é candidato a presidente do clube). Resultado: três dias antes da partida, que se não me falha a memória seria numa segunda-feira, o time da Tuna viajou para Paragominas,onde jogou no sábado à noite, e viajou de volta à Belém no domingo, onde jogaria na segunda de manhã. Uma verdadeira maratona, pois a equipe precisaria concentrar, descansar, o que não fez porque jogou num dia e
viajou no outro e de ônibus.
Uma real irresponsabilidade, pois nessa partida, acho que com o Time Negra, a Tuna teria a vantagem de até empatar. Só que terminou perdendo de virada: depois de estar ganhando de 2 a 0, caiu de 3 a 2.
Lembro que o candidato da Chapa 2 da última eleição, Salatiel Campo, convocou  este escriba, Mário Mangas e outros  cruzmaltinos para uma reunião com Charles sobre um determinado assunto que, na oportunidade, respondendo pela presidência, comentou sobre o assunto:
"O time viajou para Paragominas para ganhar 5 mil reais. Viajou sem eu saber, por decisão do próprio pessoal que faz o futebol. E o pior. Não ví a cor dos 5 mil".
Quer dizer, o presidente não sabia sequer o que acontecia no futebol.
Hoje a Tuna está da mesma maneira que ano passado. Sem futebol profissional, sem futebol Sub-20, sem equipe náutica, sem social, sem nada, só com uns poucos sócios que vão no final de semana e se perdem no meio de centenas de convidados.
Mesmo assim, os dois diretores da época  (o que estava viajando e o que respondia pela presidência e de nada sabia)  continuam na diretoria, embora digam que estão rompidos com o atual presidente, e são candidatos a presidente.
É meus amigos cruzmaltinos. Com mais de 30 anos de Tuna, vejo sempre este filme. Pessoas -como o atual presidente e os diretores candidatos- desnudas de comprometimento, querendo ser diretor ou presidente da Tuna  por vaidade, sem nenhum ideal, sem nenhuma determinação, sem nenhuma vontade de trabalhar com responsabilidade e respeito para acabar com o caos que predomina em nosso querido clube. 

7 comentários:

  1. O que a Tuna precisa é de um homem de credibilidade e infelizmente os candidatos passados, os atuais e os que estão fazendo campanha nenhum tem "Quilate" para isso. Infelizmente a pessoa que poderia salvar a Tuna não quer ser candidato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gostei da resposta, caro anônimo. Gostaria de saber o prêmio da Sena, já que o caro profeta tem essa felicidade de adivinhar.

      Excluir
  2. Em tempo: o que não quer se candidatar (ou melhor, não pode, e entendo seu ponto de vista) é português nato, e de prestígio. Agora, não é preciso ser adivinho que Barata, Charles, Salatiel, e cia não tem prestígio e quilate para ser presidente. Isso até os marcianos sabem.

    ResponderExcluir
  3. Não basta ter prestígio, tem que ter coragem e muito peito para assumir tamanha responsabilidade. Se os que passaram nos últimos anos não resolveram o problema do clube, pelo menos tiveram coragem para isso. Então que venham outros interessados e que queiram de verdade ajudar o clube!

    ResponderExcluir
  4. Português que se preza torce e defende por clube de origem portuguesa e não por outras cores. Onde já se viu portuga querer ter sangue azul (seja claro ou escuro)?
    Ainda dá para salvar a Tuna, depende apenas daqueles que desejam e podem fazer. Comunidade e brasileiros que querem o bem do clube que se apresentem!

    ResponderExcluir
  5. O ideal é um grupo de cruzmaltinos sérios se unir e salvar a Tuna. Como tunante acho que é melhor vermos as coisas por aí.

    ResponderExcluir
  6. Tem que ser cruzmaltino. Chega de piratas e oportunistas de Remo e Paysandu na Tuna"

    ResponderExcluir