segunda-feira, 10 de junho de 2013

Brasil: um time regular que não convenceu

Não acho que o teste vitorioso da Seleção Brasileira ontem, contra a França, sirva de bálsamo para garantir que a equipe brasileira está pronta para jogar e vencer a Copa das Confederações.
O time, a meu ver, jogou ruim, ninguém mostrou nada que pudesse agradar. Mesmo porque, qualquer pessoa que entenda um pouquinho de futebol notou que o Brasil jogou num esquema "três mosqueteiros": "um por todos e todos por um".
A começar pelo adversário, a França, não mostrou um futebol vistoso. Poucos se destacaram na equipe que foi perfeita em 98 com Zidane e companhia. Um time comum, sem craques e que tratou de jogar o "feijão com arroz" para não tomar gols, esquema que acabou "furando" no segundo tempo.
No time francês, a começar pela defesa, que achei semelhante à nossa: muito fraca, além de bater demais, achei o time no geral muito ingênuo, nada de uma grande equipe, a não ser o nome e o histórico. Aquele Sakho é um zagueiro que não sobreviveria em nosso futebol, dado seu estilo violento. O meio de campo francês  é sem criatividade e se o Brasil tivesse um sistema tático definido (primeiro precisa de um técnico) acabaria com os franceses no primeiro tempo.
Já a seleção de Felipão joga na base do voluntarismo, do talento de cada um. Júlio César, o goleiro brasileiro, pouco fez, porque a França quase não chutou a gol. A defesa salvou-se o lateral Marcelo, que fez a jogada mais bonita do jogo, que culminou numa penalidade máxima. Daniel Alves joga com o nome e David Luiz é muito aquém de uma pá de zagueiros que atuam no Brasil. Mas, como o técnico é Felipão...
Neymar está devendo gols
O meio de campo com o volante Luiz Gustavo como titular eu não entendo. Sinceramente, é retrocesso. Paulinho não foi o mesmo do Corinthians -por falta de esquema-, mas deu para o gasto. Só para o gasto. Oscar foi um dos melhores , mesmo porque fez um gol e "um gol é sempre um gol". 
Hulk como titular é brincadeira. Meio Saci Pererê (só chuta um pé), o jogador é esforçado, mas só esforço não ganha jogo. Não seria nem um bom reserva. Mas, como o técnico é Felipão...
Neymar e Fred, que já conhecemos, se esforçaram mas não jogaram o que sabem, principalmente Neymar. O jogador do Barcelona está devendo. Espero que seja passageiro esse jejum, porque ele é craque. Mas o Brasil inteiro está esperando muito mais do que foi apresentado ontem, dele. Penso que está fora de sua posição, já que é um meia atacante que além de criar jogadas, é um excelente finalizador. É visível que necessita de um jogador de alto nível para compartilhar jogadas, dialogar passes com ele, que tanto pode ser Lucas como Oscar. Mas acho acho que Ronaldinho Gaúcho seria mais interessante. Mas, como o técnico é Felipão...
Enfim, o teste contra a França foi positivo porque vencemos. Foi importante porque, às vésperas da estréia na Copa das Confederações, a nação brasileira está mais confiante e vai torcer, com certeza, com uma empolgação muito maior.
Mas, querer entrar no ufanismo global de Galvão Bueno, fazer coro e dizer que o time está bom, que tem uma pegada capaz de fazer bonito nessa Copa que todos os brasileiros estão esperando ansiosamente e com a vitória nossa, é querer demais.
Afnal, temos 200 milhões de habitantes. e a mesma quantidade de técnicos de futebol que sabem perfeitamente que tem muita coisa errada na Seleção. E as principais são: não estamos jogando organizados, concatenados, com esquema tático e nosso time não está também praticando um futebol bonito no nível de quem é Tetra campeão mundial.

Um comentário:

  1. O Neymar de ontem será o Neymar do Barcelona: uma m..... Jogadorzinho que só jogo contra time pequeno (assim papai, até eu), só sabe jogar na vila Belmiro (será que o Barcelona comprou a vila tb???) tenho (e toda a torcida do Flamengo) se realmente foi bom negócio para o Barcelona. A mais pura verdade foi o que disse a imprensa da Inglaterra: Neymar uma criação da (pobre) imprensa brasileira

    ResponderExcluir