segunda-feira, 5 de março de 2012

Nada de novo no "front" cruzmaltino

Não foi surpresa, pelo menos para este escriba, a derrota da Tuna para o Águia de Marabá. Tenho alertado todos os dias através deste Blog que o time da Tuna, infelizmente, é muito carente, talvez o mais fraco entre as oito equipes que disputam o Parazão. A derrota de 2 a 1 foi até pouco se analisarmos a força que o Águia tem, a meu ver, o melhor time do Estado. Por sorte da equipe cruzmaltina, o time marabaense jogou desfalcado de parte de seu forte elenco, senão o resultado poderia ter sido bem pior. A situação da Tuna hoje é um "remake" do ano passado e atrasado.
A Tuna foi a equipe que menos e pior contratou no Campeonato. No elenco cruzmaltino conta-se nos dedos os jogadores que têm realmente cacife para vestir a jaqueta verde e branca da Águia do Souza. Não é desconsiderar o time, não, mas é porque depois da classificação para a fase principal do Campeonato, a Tuna, que havia desfeito quase todo o time, contratou jogadores bem inferiores aos que estavam no Souza. Ora  dirão: mas contratar bons jogadores com que dinheiro? Pois é, todos sabem -inclusive eu- do quanto é difícil administrar e fazer futebol na Tuna. Mas havia uma promessa séria de apoio ao presidente, antes, a das eleições. Algo em torno de 80 mil reais mensais, direcionados para o futebol. Isso com mais o dinheiro do Governo, das propagandas das camisas, etc, daria para fazer uma boa e competitiva equipe. Só que não vingou. Ficou só na promessa . Assim fica difícil fazer uma boa equipe, embora eu ache que se houvesse um melhor critério de contratações, daria para a Tuna ter jogadores melhores.
Agora, na lanterna do Campeonato, com zero ponto,  não sei o que será do time da Tuna nesse restante de turno e na classificação geral do Campeonato. Pelo time que tem, pela qualidade técnica dos jogadores e pelos problemas que a diretoria não fala mas deve ter aos montes, acho que vai ter que ralar muito para não disputar a Primeira Fase no final do ano.
Outro prolema é a questão do técnico. Quem vai assumir no lugar de Charles Guerreiro? A Tuna não deve ter condições de ter um profissional de fora, que também não adiantará nada. O jeito vai ser trabalhar com uma técnico "Prata de casa". E quem são os que estão disponíveis? Duarte, Lucena? Espero que a diretoria não leve o tal Zé Carlos, que já provou seus "conhecimentos".
Na próxima semana a Tuna terá um compromisso dos mais sérios, contra o Paysandu,  no Souza. Digo dos mais sérios porque o Paysandu está mais ou menos numa situação igual à da Tuna, com apenas um ponto nessa fase, na "vice lanterna". Então a equipe bicolor vai fazer o maior escarcéu para vencer. Até lá a equipe lusa já deve ter contratado um novo técnico que com certeza vai ter o maior trabalho para escalar a equipe que, lamentavelmente, tem um elenco carente de muitos jogadores em várias posições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário