quarta-feira, 14 de março de 2012

Rampa da garagem náutica desaba. E agora?

O abnegado Lindão com atletas da Tuna. Muita luta para evitar o pior na garagem náutica.
"É o retrato do total descaso da presidência e do diretor náutico do Clube com a garagem náutica", desabafou ontem o técnico e abnegado da sede náutica cruzmaltina, José Wildemar Paiva, o Lindão,  depois do desabamento da rampa de acesso de barcos à garagem náutica da Tuna Luso Brasileira, acontecido na madrugada de ontem. A rampa não suportou a chuva com vento e a maré alta da noite de segunda feira. A ponte já há muito tempo está em precárias condições e o próprio Lindão, que todas as manhãs está na garagem com atletas para treinamento, já havia alertado ao cruzmaltinos e abnegados que têm uma grande preocupação com a garagem. Também o presidente da Federação Paraense de já havia alertado até a este escriba sobre o sério prolema da rampa da garagem náutica da Tuna.
Remar em Belém, seja por qualquer um dos três clubes que possuem garagem e tradição no esporte náutico, é uma questão de amor e doação. Na Tuna, por exemplo, segundo palavras dos atletas, professores, funcionários e do técnico Lindão, a prática do remo requer dedicação, abnegação e muito  amor a esse esporte.
"O diretor náutico não vem aqui, o presidente só aparece aqui na véspera ou no dia de regata, então é uma situação de completo abandono. Os acidentes aqui são normais, e acontecem quando menos se espera. O Lindão com os meninos é quem mete o pé na lama e fica ajeitando uma coisa e outra", diz dona Maria Oswaldo, serviços gerais da garagem náutica.
Há mais ou menos cinco meses, o presidente da FEPAR -Federação Paraense de Remo-, Luizomar  Santos, procurou este escriba e denunciou a situação da rampa da sede náutica. Na oportunidade pedi que ele conversasse com o presidente e levasse ao seu conhecimento a dramática situação da garagem náutica, já que segundo suas palavras, a rampa poderia desabar a qualquer momento e causar até morte de alguém. Ele desconversou e preferiu dizer que já havia combinado com o Lindão para fazer uma feijoada, vender para abnegados e com o apurado recuperar a rampa. Depois daí não conversei mais com ele, mas suas previsões aconteceram. E por pouco não aconteceu o pior.
O conserto feito pelo técnico e pelos atletas  náuticos da Tuna funcionará apenas como "quebra galho". A situação é séria, e é necessário que seja feita uma nova rampa, com madeiras de qualidade e com urgência, pois se não for feito isso o pior poderá acontecer", disse Wildemar.
Por sorte" -disse dona Maria- "quando eu cheguei o Lindão e os meninos estavam todos trabalhando consertando a rampa. Ninguém foi treinar, o remo foi trocado pelo serviço braçal. Mas o importante é que felizmente o incidente aconteceu na madrugada, antes da chegada dos atletas".
Tentei falar com o diretor náutico Fernando Amadeu, mas não consegui localizá-lo pelo telefone. Já existe um movimento dos membros da Confraria da Sauna no sentido de voltar a apoiar a garagem náutica, como foi feito há dois anos e a Tuna conseguiu ganhar o título do ano. Para isso, será marcada uma reunião com o técnico Lindão para saber quais são as principais necessidades da garagem.
Aviso aos navegantes: a rampa da garagem náutica da Tuna necessita urgentemente ser refeita. Dia 1º de Abril próximo acontecerá a primeira regata do ano. Não se sabe se a rampa com apenas um reparo que foi feito com algumas pernamancas aguentará até lá.

Um comentário:

  1. Já pensou se acontece um acidente grave com um dos atletas? O bicho ia pegar pra diretoria e pro nome da Tuna. Tristeza!

    ResponderExcluir