segunda-feira, 12 de março de 2012

Tuna perde de três para o Paysandu. Agora, preocupação é não cair para a "Segundinha"

A vitória do Paysandu sobre a Tuna por 3 a 0 num Mangueirão quase vazio, deixou a Águia do Souza praticamente sem chances na Segunda Fase do Parazão 2012.  Foi uma vitória merecida da equipe bicolor, que poderia muito bem ter chegado a um placar bem mais elástico, não fossem as inúmeras chances perdidas pelos atacantes comandados de Lecheva. Mereceu vencer  e o escore foi justo pelo que mostrou em campo a equipe bicolor.
A Tuna entrou completamente errada para enfrentar o Paysandu. Sem nenhum sistema tático definido, com um meio de campo completamente congestionado, e com apenas um homem na frente, Beá, a Aguia apresentou um futebol de má qualidade técnica e o que valeu foi o voluntarismo de dois ou três jogadores, como Beá, muito esforçado, Maraú, valente até o final da partida e Mensalão, embora agora tenha resolvido prender demais a bola, igual ao garoto Lineker..
Fernando Silva pode ser até um bom preparador físico, mas técnico, lamentavelmente ele não é. Não conhece patavina. Futebol é coisa séria, não é pegar qualquer um e entregar-lhe o cargo de técnico. Entrou errado, num sistema completamente defensivo, com um amontoado de jogadores que não se entenderam no meio de campo, com um Lineker atrapalhado, preocupando-se em fazer jogadas individuais no meio de campo, Beá, sózinho na frente, não conseguiu articular uma jogada e Rodrigo Broa parecia com frio, pois não fez uma jogada que merecesse elogios.
O Paysandu, ao contrário, entrou para definir o jogo. Kariri muito bem na partida, conseguindo se livrar com talento dos marcadores cruzmaltinos e Thiago Potiguar revivendo seus bons momentos de 2010. Foi o melhor homem em campo.
Silva foi um técnico perdido. Poderia, dada a importância da partida, ter entrado com dois homens na frente, que seriam Torrô e Mensalão, recuando Beá para sua verdadeira posição, que é a meia. Preferiu deixar o único centro avante que a Tuna tem, no  banco. Com isso, obrigava o desconcatenado meio de campo luso a se expor e dar abertura para a criatividade dos meias Kariri e Robinho, que enjoaram de acionar Thiago Potiguar, que atuou como um ponteiro esquerdo, e Adriano Magrão, que mesmo  movimentando bem, perdeu várias oportunidades e mostrou que não é bom finalizador.
No final da partida, no desespero, Fernando Silva ainda trocou algumas peças e somente na vontade a Tuna perigou de fazer um gol. Mas também perigou, pelo desordenamento dentro de campo, a tomar dois ou três mais. Felizmente o Paysandu estava com a pontaria relaxada.
A Tuna segue na lanterna do Segundo Turno do Parazão, com zero ponto e seis gols de saldo negativo. É uma das piores campanhas da Águia do Souza, como também uma das equipes mais fracas que a Tuna já formou. O mais lamentável de tudo, é que não se vê futuro na equipe, pois não tem comando técnico, por isso vislumbra pouquíssimas chances neste turno e neste Campeonato.
No próximo domingo a Tuna enfrenta o São Raimundo no Souza. Nem tudo está perdido em termos de permanência na elite do futebol. Mas seria de boa valia que a diretoria da Águia do Souza pensasse em um técnico que pudesse orientar melhor a equipe cruzmaltina. Que desse um alento novo ao grupo, pois mesmo o time sendo fraco, uma sacudida pode valer a pena. Hoje, ficou provado pela fraca exibição da equipe, que Fernando Silva não é o ideal para a direção técnica da Águia do Souza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário