quarta-feira, 14 de março de 2012

Neymar: "diga ao povo que fico"

Mano Menezes em vez de estudar técnicas de futebol para melhor estruturar a seleção brasileira táticamente, fica a dar palpite infeliz sobre o futuro de jogadores. Por que Neymar teria que ir para a Europa? para aprender a jogar, para pegar experiência? Discordo plenamente de que os jogadores brasileiros tenham que sair daqui do Brasil para a Europa. Só se for para ganhar dinheiro, o que aliás no momento nem é interessantes, porque na pindaíba em que quase todos os países de lá estão, é melhor ficar aqui mesmo.
Neymar fica no Santos e pronto!
É uma ilusão tola de que o jogador brasileiro indo para a Europa vai ganhar experiência. Vejo a coisa diferente. Nossas equipes têm competência tal qual (ou até mais) do que as de lá. Não se pode tomar como base a derrota ridícula do Santos para o Barcelona no final do ano passado. Históricamente, nossas equipes sempre se destacaram frente às européias, e a maior prova disso é a Seleção Brasileira: quantos títulos o Brasil tem? E a América do Sul toda, com nove títulos, perde por apenas um para a  Europa, que tem 10. Mas é preciso que se veja que em termos de continente,  a Europa é bem mais velha e bem superior economicamente. Não se pode nem pensar em comparar Alemanha, França, Itália, Espanha, Portugal, Holanda, Suécia, etc., com Bolívia, Nicarágua, Paraguai, etc. Agora em termos de futebol é outra história. Só Brasil, Argentina e Uruguai possuem nove títulos juntos. Enquanto a Europa para fazer 10 títulos são cinco. Só dois países -Itália e Alemanha, chegam perto do Brasil, com três títulos cada.
Então acho que dizer que para brilhar no futebol tem que ir para a Europa é não conhecer o talento de Pelé, Maradona, Zico, Rivelino, Júnior, Didi, Nilton Santos e  tantos outros nomes do futebol brasileiro e da Argentina que brilharam em seu país de origem. Alguns que foram para fora, como Zico, Rivelino, Sócrates e outros, já estavam "feitos" no Brasil, já tendo ganho até título mundiais. 
Por isso defendo que lugar de brasileiro é no Brasil e lugar dos craques brasileiros é nas equipes nacionais. Fica Neymar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário