terça-feira, 9 de julho de 2013

Médicos: corporativismo inexplicável

É normal a chiadeira dos médicos com a possibilidade da vinda de profissionais de saúde de outros países. O corporativismo em todas as profissões é algo natural, embora na dos médicos seja algo assim inexplicável.
Temos no Brasil menos de dois médicos para cada mil habitantes, o que na verdade é um escândalo, pois com esse número, seguramente algumas regiões ficam à míngua, sem nenhum profissional de saúde.
Em outros países, o normal é de três, quatro e até mais médicos por mil habitantes, que pode até não ser o essencial, mas comparando com o Brasil, é bem superior.
Temos, reconhecidamente, o melhor sistema de saúde pública do mundo, que é o SUS. Ora dirão: "é porque você não precisa". Ao contrário. Já precisei, demorou um pouco mas fui atendido. Foi em Mosqueiro, quando comi um queijo e "ganhei de presente" uma alergia logo após uns 15 minutos. Fui urgente ao Posto de Saúde e fui atendido depois de esperar uns 20 minutos.
Só que a quantidade de brasileiros que necessita do SUS é muito grande, e o sistema não pode recusar paciente, todos, sejam ricos, pobres, miseráveis, mendigos moradores de rua têm direito à assistência. 
E consequentemente, como a população é grande e o número de médicos é pequeno, pois em vez de trabalhar no serviço público eles preferem montar suas próprias clínicas ou então trabalhar em hospitais particulares, onde o salário é bem maior e o tipo de público é diferenciado, o serviço público cai em qualidade demasiadamente.
Então nessa hora em que o governo sente que com a carência de profissionais de saúde a saída mais viável é importar médicos, a categoria chia, se une e faz um frentão, com direito até à passeata, como se fossem pessoas comuns. Chegam até a dizer que a solução não é essa. Então qual é a solução?
O corporativismo dos médicos é tanto que lembro que há alguns anos li algumas matérias e vi também na televisão que um médicos do sistema de saúde pública gastava três minutos para atender um paciente. Isso foi mostrado na TV, gravado e um médico conseguiu atender mais de 20 pessoas em uma hora e, mesmo que seu horário fosse até mais tarde, alegou cansaço e foi embora, deixando mais de 30 pacientes na espera.
Isso foi questionado pela maioria, através de alguns conselhos estaduais, Sindicatos, etc. Eles não aceitaram a matéria, negaram, alegaram um caso isolado, e ficou por isso.
Agora, com a decisão da presidenta Dilma em aumentar em dois anos a formação acadêmica dos médicos, período em que eles trabalhariam no SUS e recebendo por essa jornada, já apareceram alguns reclamando que isso é ilegal, ameaçando até Justiça. Teve um mais afoito que já até denominou de "serviço civil obrigatório". Quanto desrespeito com a população pobre, carente, que não pode pagar um consulta, mesmo a mais barata.
Na realidade e inegavelmente os médicos têm um trabalho e uma profissão bonita principalmente por causa da missão; talvez uma das mais importantes da humanidade, porque vive salvando vidas. Mas algumas coisas parte deles deveriam, antes de se ausentar do trabalho sem deixar um substituto, em atender e consultar paciente em três ou quatro minutos, não querer ir para o interior e até cobrar de pessoas pobres por uma cirurgia que o SUS paga, pensar no juramente que fizeram de salvar vidas, independente de qualquer situação.
Prefeitos do interior terão, segundo palavras da Presidenta Dilma, apoio mensal para equipar e pagar melhor os médicos que se dispuserem a sair um pouco das capitais, apesar de hoje mesmo alguns municípios pagarem ate 30 mil mensais para um médico trabalhar um mês.
Como existem poucos médicos, a solução imediata é trazer salvadores de vida de fora. A cuda humana não pode esperar. As criancinhas da Santa Casa, dos PSMs, os idosos, os mais humildes, não podem esperar.
É uma questão de sobrevivência da população brasileira. Que venham os médicos estrangeiros. E o mais rápido possível. O povo brasileiro clama por saúde e isso pode até não ser a solução, mas pode ser um primeiro passo.

P.S.: não sou contra médico ganhar bem. O curso é bom, importante e eles devem ser bem remunerados. Agora a obrigação deles é salvar vidas. Então que cumpram o Juramento de Hipócrates.

2 comentários:

  1. Médico é mercenário, só quer ganhar grana.

    ResponderExcluir
  2. Só querem trabalhar nas capitais ou em cidades grandes. Não querem ir para o interior.

    ResponderExcluir