segunda-feira, 1 de julho de 2013

Remo vence e Tuna leva um "liso" na 3ª Regata

O Remo foi o campeão da Terceira Regata do ano válida pelo Campeonato Paraense de Regatas, realizada ontem, na Baía do Guajará. A equipe azulina venceu nove das 11 provas, marcando 40 pontos. O Paysandu ganhou apenas duas provas e a Tuna, infelizmente, mais uma vez levou um "liso" numa regata, não ganhando nenhuma das seis provas que disputou.
A Regata de ontem pode ser considerada a mais desorganizada dos últimos anos. O primeiro páreo, que era para sair às 8h e chegar mais ou menos 8h15m só chegou às 10 da manhã, quando o sol já estava queimando até as pestanas.
Segundo o presidente da FEPAR, Luizomar Costa, o problema de atraso de quase duas horas do início da  regata aconteceu por causa da lancha dos bombeiros que atrasou. "Na regata passada tivemos um problema sério com uma remadora cujo barco virou. O caso chegou até à polícia, então os juízes disseram que só autorizariam o inicio da regata com a chegada dos bombeiros", defendeu-se o presidente.
Também não houve o tradicional livreto que indica os páreos, equipes, organizadores, etc. Segundo também anda o presidente por falta de verba. "Os clube devem, não pagam e no final quem paga o pato é o presidente", disse Luizomar.
O fato é que a desorganização predominou na terceira regata.
A Tuna Luso Brasileira, heróica e campeoníssima em anos passados, conhecida como a "Rainha do Mar" só alinhou seis páreos. Conseguiu somente oito pontos, com dois segundos lugares e quatro terceiro, saindo com mais um "liso" este ano.
O técnico da Tuna, José Wildemar, o Lindão, disse que faz o que pode. "Sem  incentivo não podemos fazer esporte nenhum, nem o náutico, que sai barato para qualquer clube". Lindão alega que Remo e Paysandu estão levando os atletas da Tuna em troca de salários que pagam aos remadores. "Como não podemos pagar, perdemos", diz.
Com a vitória de ontem o Clube do Remo ultrapassou o Paysandu, que liderava a competição. O clube azulino agora está com 96 pontos, seguido do Paysandu com 84 e da Tuna em último lugar com apenas 33 pontos.
Ainda restam duas regatas para o final. Tanto Remo como Paysndu têm chances de ganhar  o título do ano. Mas a Tuna, infelizmente, sem o apoio de quase nenhum abnegado e "com incentivo zero" da diretoria, não tem mais chance de título este ano. Está fora.
Triste sina para quem ainda lidera a história da náutica em nosso Estado, com 40 títulos. O que não faz uma diretoria descomprometida com a própria história do clube!

Um comentário:

  1. O Remo foi o campeão da Terceira Regata do ano válida pelo Campeonato Paraense de Regatas, realizada ontem, na Baía do Guajará.

    ResponderExcluir