quarta-feira, 31 de julho de 2013

Luxa chega empolgado ao Fluminense

O vencedor Luxemburgo conversa com o elenco do Fluminense. 
Vanderley Luxemburgo chegou motivado de malas e bagagens ao Fluminense. É, com certeza, uma grande aquisição do tricolor, pois Luxa é sem dúvidas o técnico mais conceituado do futebol brasileiro. Não somente pela infinidade de títulos que conseguiu em sua carreira, mas pelo estilo de trabalho, sério, dedicado, comprometido. Mesmo ainda jovem, é um técnico que pode ser considerado já veterano. Começou muito cedo, com pouco mais de 30 anos.
Embora tenha passado por alguns equipes como técnico-assistente no início dos anos 80, coincidentemente, sua carreira de técnico profissional foi iniciada no Fluminense, no Sub-20, em 1986. Permaneceu nas Laranjeiras por quase dois anos.
Passou por várias equipes de menor expressão até chegar no Bragantino, de São Paulo, onde conseguiu seu primeiro grande feito como técnico profissional: Campeão Brasileiro da Série B.
Polêmico, Luxemburgo passou pela Seleção Brasileira e pelo Real Madri. No time espanhol não teve muito sucesso, talvez devido a muitos pormenores, como preconceito, difícil comunicação. Enfim, não foi muito feliz na Espanha.
Na Seleção Luxemburgo foi escancaradamente perseguido pela Imprensa. Talvez por pura inveja do sucesso do na época jovem técnico, Luxa foi perseguido até em sua vida pessoal. Mesmo assim, ganhou um título importante: A Copa América. Deixou a Seleção, conseguiu superar a fase e voltou a ser o grande comandante que é.
Ganhou cinco títulos brasileiros da Série A e um da Série B. Conquistou vários títulos regionais por equipes de grande porte do país como Flamengo, Palmeiras, Santos, etc.
É, indiscutivelmente, o técnico com maior número de títulos do futebol brasileiro e um dos maiores vencedores do mundo. 
Aos 61 anos, Vanderley Luxemburgo chega ao Fluminense cheio de idéias para o tricolor, e motivado, com vontade mesmo de vencer. Quis fazer um contrato curto, de apenas cinco meses. Segundo ele, a cultura do futebol brasileiro não comporta mais que um técnico faça contratos longos. "Para evitar problemas para o técnico ou para o clube. Infelizmente, nossa cultura futebolística diz que na vitória quem vence sempre são os jogadores e os dirigentes. Mas nas derrotas, os técnicos é que são os culpados".
Boa sorte ao mestre Vanderley Luxemburgo.  Que tenha sucesso no Fluminense de meu compadre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário