segunda-feira, 14 de maio de 2012

Cametá campeão! A vitória "papa xibé"

Cametá contrariou a todos. Riu por último. Como campeão paraense!
Cametá campeão! Sinomar tri campeão, bi consecutivo, ano passado pelo Independente e agora pelo Cametá. Um título que poderia muito bem desmitificar várias máximas que se perpetuam preconceituosamente contra técnicos, jogadores e equipes menores do nosso futebol.
O título de campeão do ano ganho pela segunda vez consecutiva heróicamente por uma equipe do interior, formada por jogadores que são chamados por torcedores e até pela Imprensa preconceituosamente de "sucatões", e por um técnico que por ser "papa chibé" (é goiano de nascimento mas paraense por adoção) não é valorizado como deveria, poderia servir de lição às duas principais equipes de nosso estado. Mas sabemos que não servirá. Nada mudará, tudo será como antes. Esperem e confiram.
A volta por cima de Sinomar Naves
A vitória cametaense, além do mérito da equipe dirigida por Sinomar Naves, se deve principalmente à incompetência do técnico Flávio Lopes, que mostrou que pouco conhece de esquema tático, e se conhece prefere jogar na defensiva: com três zagueiros, um amontoado de jogadores perdidos no meio de campo e um ataque atrapalhado, como aconteceu ontem, quando entrou e terminou o jogo com a equipe covardemente na defensiva, pressionada por todos os setores por um esquema agressivo do técnico Sinomar Naves, do Cametá.
Assim, analisamos que a derrota remista se desenhou desde os primeiros minutos do jogo, pois o chamado Leão não entrou para matar o jogo  como deveria, já que estava em desvantagem e teria que vencer por um escore de dois gols ou mais de diferença. Claudicou em ações fúteis, como uma simples cobrança de lateral, discussões e ate agressões de um jogador da própria equipe com outro, num clima de animosidade e quase desespero de atletas que poderiam "vender" experiência, pois são "passados na casca do alho". Mas que ontem não foram nada isso.
Na situação em que chegou a se encontrar, vencendo por 2 a 0, se tivesse um técnico preparado, competente, óbviamente tentaria o terceiro e o quarto gols, não recuaria com a equipe, num suicídio inevitavel, como aconteceu. Lopes não  soube ganhar o jogo, por isso e o grande culpado da derrota remista.
Displicente desde o início do jogo, o Remo abriu brecha para que Sinomar estudasse o esquema falido de Flávio Lopes e os setores vulneráveis da equipe e assim explorasse os erros  dos azulinos.  Naves, ao contrário do Remo,  mandou sua equipe para a frente, esquecendo por completo o regulamento que lhe daria o título -como deu- com o empate.
O Remo era frágil, não conseguia realizar nenhuma jogada no meio de campo, tampouco no ataque. Assim, foi dominado por  todo o primeiro tempo. O "pau comeu na casa de Noca" entre Fábio Oliveira e Cassiano.  Cada um pior que o outro, mas o veterano Oliveira saiu vencedor, porque permaneceu, mesmo meio manco, em campo.
No segundo tempo a equipe de Flávio Lopes até que entrou mais acesa. O gol saiu logo no início, aos quatro minutos, em cabeçada de Juan Soza, após uma cobrança de falta por Betinho,  feita por Ricardo Capanema e que gerou sua expulsão. O Remo melhorou. Parecia que o chamado Leão degustaria fácil o Mapará.
Vencendo e dominando o setor de meio campo, o Remo se reforçou com Joãozinho e logo depois com Jaime, que gerou mais velocidade ao ataque, já que Cassiano não rendia bem, e Marciano perdia bolas incríveis. O segundo gol surgiu num cruzamento de Joãozinho, aos 26 minutos, em que Fábio Oliveira só teve o trabalho de meter o pé.
Mas durou pouco o domínio leonino. Flávio Lopes achou que já ganhara o jogo com o segundo gol. Então ordenou que o time recuasse, e deixou apenas Joãozinho na frente. Até Fábio Oliveira recuou para ajudar a defesa.
O Cametá não se entregava, apesar da barulheira da torcida remista, tentando abater o psicólogico dos jogadores cametaenses, a maioria papa xibé, comedor de açaí com mapará. Marcelo Maciel fazia e desfazia na frente, deixando a zaga remista maluca e nervosa. Paty não reeditava as últimas atuações, mas Ratinho quando pegava na bola era sempre um perigo.
Sinomar aproveitou a expulsão de Fábio Oliveira e reforçou o ataque, tirando o lateral Souza e colocando o veloz Garinchinha, que entrou com missão de infernizar a zaga remista ainda mais. De primeira deu chute no canto direito obrigando o Adriano a se esticar o máximo que pode. Logo em seguida numa jogada de Marcelo Maciel pela direita a bola sobrou de mole para o pequeno Garrinchinha. Ele meteu a cabeça e correu. Eram decorridos 40 do segundo tempo. A esperança cametaense agora estava renascida nas penalidades.
Soares, o veterano jogador que outrora fora dispensado pelo Remo, tentara até então e não acertara uma falta. Ele só acertava na barreira, ou seja, vinha desperdiçando sua grande especialidade. Aos 44 a coisa foi diferente:  bateu certeiro no ângulo do veterano Adriano (talvez vire treinador de goleiros), fechando de vez o caixão azulino. A torcida remista, sempre valente e fiel, que já havia calado parcialmente no gol de Garrinchinha, não acreditava no que via. Era o gol de empate e do título de campeão paraense de 2012 do Cametá.
Dois gols em menos de cinco minutos. Dois gols papa xibé, de dois veteranos jogadores, que alguns chamam de sucata. Dois atletas que já passaram por Remo e foram dispensados. Segundo eles, como também Sinomar, que foi preterido pelos remistas, não houve vingança. Houve sim trabalho, seriedade, comprometimento. Foi a vitória da humildade, dos baixos salários, do paraensismo, de guerreiros sobre uma equipe que teve tudo nas mãos. Mas deu mole ao adversário, fugindo do jogo, e acossada, teve que ceder. Uma vitória merecida que mostra que, quem ri por último, ri melhor.
Parabéns ao time, ao técnico e à torcida do Cametá!

13 comentários:

  1. Tanto secaram que o Remo perdeu. Mas acho que foi culpa do treinador e do Fábio, que vacilou naqueles dois cartões. Agora meu Leão vai comer grama 8 meses.

    ResponderExcluir
  2. Acho que o problema não foi dos secadores, até porque eles não jogam, mas sim do amadorismo dos dirigentes e de alguns jogadores azulinos que não jogaram nada nesses dois jogos da final. O técnico do Remo fez o que era possível diante de um plantel limitadíssimo e cheio de velhas estrelas, quase apagadas. O Remo talvez tenha perdido o campeonato pela falta de organização e de planejamento, além de não ter mantido o Sinomar como técnico (da mesma forma que errou a Tuna ao deixar o Samuel ir embora). Quando o Sinomar foi dispensado pelo Remo ele ficou com o orgulho ferido e se sentiu desprestigiado. O Cametá acertou em cheio quando contratou o Sinomar pois ele conhecia os pontos fortes (se é que existem) e os pontos fracos do time remista pois acompanhou o plantel desde o início do ano. Agora só resta torcer por alguma desistência de times da região para participar da série D ou então ficar amargando (ao lado da Tuna) até janeiro de 2013.

    ResponderExcluir
  3. Amigo Von,

    Você é um cara que sabe falar, sabe mesmo analisar o futebol como ele é. Concordo com você e ainda digo mais: além dos medalhões os próprios "prata da casa" também pecaram. Jogadores como Betinho, Thiago Cametá, Jaime, esses jogadores ainda são "verdes" e tremem quando é uma decisão. isso foi claro nos dois jogos, tanto que o Thiago Cametá foi sacado ainda no primeiro tempo do primeiro jogo.
    O Sinomar saiu do Remo porque aconteceu a praga que acontece com qualquer treinador em RexPa. Perdeu, já fica na corda bamba. Sinomar é competente, porém o que pecou no Remo foi não aproveitar os jogadores da base e insistiu em jogadores indicados por ele e que não deram certo no Remo. Mas ele é um excelente técnico, disso ninguém nega.
    Quanto a série D, podes anotar o que vou escrever: O Cametá vai ser a maior decepção nesse campeonato. Primeiro que não é uma competição fácil, ao contrário do que muitos pensam (participei de 2 como dirigente 2009 e 2010). Segundo, mesmo a CBF pagando as despesas de deslocação e hospedagem quem paga os salários de jogadores? A CBF não paga isso e o Cametá não tem recursos para isso (não tem torcida e a prefeitura não vai mais dar 1 centavo pois estamos em vésperas de eleição). Terceiro: Rafael Paty, Ratinho, Evandro, Capanema, estão de saída do clube. Acha que dá tempo de montar um novo grupo e entrosar o mesmo até o final do mês???? A vaidade de participar da série D vai custar muito para o Cametá como custou ano passado ao Independente.
    Sou Remista, claro que gostaria e queria que meu time fosse campeão e disputasse a série D. Mas se for mesmo verdade o que corre na cidade, que o Presidente do Cametá disse que em caso de divisão de renda ele abriria mão de disputar a Série D, independentemente de ganhar o título ou não - e jurando pela felicidade de sua família que a palavra dele não necessitaria de uma assinatura, isso pra mim significa duas coisas: Mau caratismo desse Sr. e amadorismo da diretoria do Remo em não exigir assinatura de acorde registrado em cartório.

    Grande abraço Von,

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  4. Essa malandragem do Sérgio Cabeça é velha. Ele não tem moral para falar que havia acertado com o presidente do Cametá. Mesmo porque, jogar em Belém foi bom para o Remo, que provou que é fraco, não ganha de ninguém em canto nenhum.
    Outra:
    Ele não seria amador ao ponto de fechar um negócio sério como esse sem assinar nada. É mal caratismo e incompetência desse dirigente remista.
    Para fechar com chave de ouro: Se o Cametá que é campeão não vai fazer uma boa campanha (que considero uma extrema discriminação como foi a de chamar o time de "sucatão" e de ter "fogo de palha"), será que o Remo com um time medíocre, um técnico incompetente e uma diretria formaa por pessoas que tentam ludibriar o próprio torcedor, pode fazer? Sei não, acho que é preciso ser mais coerente e ver que se é difícil para o Cametá é mais dificil para Remo.
    P.S: O Sao Raimundo, tambem do interior, foi campeão da Série D. Por que o Cametá não pode fazer uma boa campanha?

    ResponderExcluir
  5. Perdão, quis dizer "mau caráter" (porque o antônimo de bom é mau).

    ResponderExcluir
  6. São Raimundo foi campeão porque tinha time e no entanto ficou quebrado depois. Alguém acha que o Cametá vai fazer sucesso na série D com a seguinte realidade:

    O que se pode esperar de um time (Cametá não é clube, é time) que não vai ter patrocínio?
    O que se pode esperar de um time que não levou 2.000 pagantes à uma final de turno em seus próprios domínios?
    O que se pode esperar de um time que seus principais jogadores estão saindo do time?
    O que se pode esperar de um time que nem campo tem para mandar seus jogos? (Parque do Bacurau não tem laudo)
    É certo que a CBF vai bancar as despesas. D-E-S-P-E-S-A-S com viagens e hospedagens, mas não vai bancar folha de pagamento. E folha de pagamento não é só salário de jogadores, é alimentação, água, gelo, medicamentos, exames, etc.

    Não querendo polemizar mas Mas dizer que o técnico do remo não é competente é brincadeira. O fato de ele não ser campeão não quer dizer que seja incompetente. Depois algumas pessoas não querem que fale, mas é muito fácil chamar as pessoas de malandro, de mau caracter e depois se falar mal de algumas pessoas se dizem ofendidas. É bom medir as palavras

    Eu tenho coerencia. Quem não tem COERENCIA é pregar o moralismo na política e apoiar time BANCADO COM DINHEIRO PÚBLICO.

    Quem ENTENDE mesmo de futebol é o Von. Esse merece crédito!

    ResponderExcluir
  7. O REMO FEZ 36 PONTOS TIME QUE MAIS PONTUOU, GANHOU 10 JOGOS EMPATOU 3 E PERDEU 5 E ESTE BABACA AÍ DIZENDO QUE NAO GANHA DE NINGUÉM???? BABAQUICE TEM LIMITE TE INFORMA ANTES DE FALAR MERDA VAI TORCER PRO TEU TIMINHO FALIDO QUE NAO PAGA NEM A LUZ

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode ser, mas o meu é time e clube. Agora o gatinho vai ter que esperar ou então vai ter que corromper alguém. Agora dizer que é competência estar ganhando dentro de casa de 2 a 0, com apoio de mais de 30 mil pessoas, com um jogador a mais, recuar parecendo um gato escaldado e tomar dois gols em menos de 5 minutos. Eu desconheço essa competência. Vamos ser fanáticos, mas assim...
      Eu não apoio nem uma coisa nem outra. Só acho que o apoio deveria ser mais democrático. Com relação aos prefeitos apoiar, é até justo, porque é uma merreca que dão aos times e troca da promoção do município. Justíssimo.
      Pior é Remo e Paysandu, que históricamente sempre foram apoiados pela contravenção. Todos sabem disso.
      Para finalizar que não quero discutir com conservadores e facistas que se escondem no anonimato: Disputar 54 pontos e ganhar 66 por cento não é muito mérito, não. E Cest fini.

      Excluir
    2. Respeite o Remo. Chamando de Gatinho depois vc não quer que chame seu clube de Galinha Verde e Falida. Preocupe-se com seu timinho, e que pague suas contas - especialmente a de luz para que o clube possa funcionar. Papelão numa sexta feira o associado chegar para seresta (só se for seresta no breu) e encontrar um "clube" as escuras, nem vela tinha para acender.
      Já rendeu esse assunto. Respeite meu clube que respeitarei o seu ok?
      Zéfini

      Excluir
  8. O Remo realmente fez mais pontos e não foi campeão. É o regulamento, não tem desculpa. O Cametá fez o seu papel. Não cabe é atacar os outros por aqui. não é questão de se informar ou não cada qual escreve o que quer. Mas repito: Não é bom ficar fazendo esses tipos de ataque. Se a Tuna paga ou não paga a luz (isso pelo menos me disseram que foi verdade, num final de semana não houve seresta por corte de luz), não é assunto para se tratar por aqui, é questão da Tuna.

    Vamos usar o blog para discutir de forma sadia esse embrólio da série D, que mais uma vez digo o Cametá NÃO TEM CONDIÇÕES de disputar tal competição pelos fatos VERDADEIROS que divulguei neste post.

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  9. Está na internet - Facebook

    DOCUMENTO ASSINADO E A CAMINHO DA CBF... PARABÉNS FENÔMENO AZUL...REMO NA SÉRIE D!

    SENHORES:
    1- O Clube do Remo não comprou a vaga;
    2- O único dinheiro que o Remo repassou ao Cametá foi os 50% da renda de domingo;
    3- Não temos culpa se um clube não tem dinheiro para bancar sua participação no brasileiro (oq é coisa muito séria);
    4- Vergonha é usar o dinheiro PÚBLICO para pagar salário de jogador;
    5- Engraçado estes secadores de plantão e quando cairam em 1999 para 3 divisão e titio Jader virou a mesa? Ai valeu né! Ahhhhhh vai....

    O Paysandu comprou 2 brasileiros da série B... E essas bicoletes não falam nada, vão lamber sabão! Se preocupem com time de vcs, e cuidado com o rebaixamento.

    RT @gguerreirofilho: Prefeitura de Cametá não poderá patrocinar o time em função da Lei Eleitoral. Folha p/ 3 meses será de $400 mil. É isso.

    O certo é usar dinheiro púbico né? REMO NA SÉRIE D E ACABOU SECADOR!

    ResponderExcluir
  10. (...) Com relação aos prefeitos apoiar, é até justo, porque é uma merreca que dão aos times e troca da promoção do município. Justíssimo.

    Quanta incoerência do pregador da moralidade política brasileira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imoralidade é pegar dinheiro do Cachoeira. Fazer promoção, marketing publicitário, é correto, dependendo do valor. Insisito que é justo e não é incoerência política.

      Excluir