sexta-feira, 25 de maio de 2012

Sobre Mangueira, Beth e Nelson Cavaquinho

                                      

Na década de 70, quando os compositores de morro do Rio de Janeiro reapareceram no cenário musical brasileiro, Cartola, já com mais de 70 anos, passou a ser a coqueluche, graças a gravação de  seu primeiro LP, que ganhou crítica positiva de todos os bons escribas nacionais.
Mais tranquilo, casado com dona Zica, na boca do povo, da crítica, graças também ao seu restaurante "Zicartola",  elogiado pelo jovem compositor e cantor Paulinho a Viola, o poeta Angenor subia e descia o Morro de Mangueira sempre acompanhado de velhos amigos, amantes de uma pinguinha e de um bate papo sobre o produto que mais entendiam: samba.
Dentre os amigos de Cartola estava o também veterano sambista Nelson Cavaquinho. Grisalho, de vasta cabeleireira, baixinho e meio gordinho, Nelson era daqueles artistas que faziam de tudo por uma boa farra. A voz não era boa, muito rouca. Mas conseguia comunicar através do dedilhar suave do violão, eterno companheiro.
Beth Carvalho era amiga, afilhada e às vezes até conselheira do boêmio Nelson Cavaquinho. Como Nelson sempre valorizou a mulher, tanto Beth Carvalho como Clara Nunes sempre estavam cantando alguma coisa da produção do mangueirense, o que lhe garantia sempre uma grana. 
"Degrau da fama", A flor e o espinho", "Luz negra" foram canções que as duas cantoras gravaram e cantaram em shows. Mas uma música de Nelson com o poeta Guilherme de Brito, deixou a na época jovem e bonita carioca Beth Carvalho encantada. Ouviu e garantiu: "vou gravar." E gravou. Sucesso absoluto, "Folhas Secas" parecia um filme na memória dos mangueirenses. 
Pois é. E dentre tantos sucessos que a dupla Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito conseguiu emplacar, dentro da mais real filosofia brasileira, com letras trágicas, românticas e até pessimistas, "Folhas secas" é decididamente uma das mais belas. Beth Carvalho tinha razão. É ouvir, amar e realmente pensar na "Minha Escola e nos poetas da minha Estação Primeira"...
Presente do Blog, dona Beth Carvalho,  "Folhas secas", dos eternos Nelson Cavaquinho e Guilherme de Brito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário