segunda-feira, 28 de maio de 2012

O céu e o inferno de Ronaldinho Gaúcho

Ronaldinho é a cara da tristeza
Muitos se perguntam o que está realmente acontecendo com Ronaldinho Gaúcho. De um momento para outro, sem ter engordado, sem ter tido nenhum problema que o afetasse (a não ser agora o de sua mãe, que está enferma), o jogador parece que desaprendeu a jogar futebol. 
Este escriba particularmente, nunca achou Ronaldinho um jogador "fora de série". Na verdade, um bom jogador, capaz de fazer excelentes jogadas, um malabarista com a bola no pé, mas nunca um jogador decisivo, ao nível de um Romário e principalmente de seu homônimo, Ronaldo Fenômeno. Mas é inegável que teve uma fase excelente, no Brasil e na Europa.
Agora no Flamengo, Ronaldinho está vivendo a sua pior fase. Não só para a torcida, que não perdoa quando ele erra passada de bola, mas para ele também, que em quase todas as partidas é vaiado e tido como culpado pelo insucesso, o que para um jogador de cacife internacional não é nada positivo.
Alguns dirão que ele não está nemai, porque é muito rico. Mas não é bem assim. O jogador que tem nome a nível nacional e internacional, tem um nome a zelar e responsabilidade.
Vale lembrar, que tenho insistido que os jogadores brasileiros quando vão para a Europa, passam uma boa temporada e depois que retornam para o Brasil, não se sabe o porquê, diminuem em muito a qualidade de seu futebol. Elano, Adriano, Ibson, Luiz Fabiano, Liedson e muitos outros, "desaprendem" a jogar o belo futebol que jogavam no Brasil, ou no mínimo, se adequam ao tipo de futebol praticado na Europa, que é mais na base do toque, sem jogadas individuais, e quando chegam aqui,  a "bola desaparece".
Dos que retornaram da Europa só lembro de Ronaldo Fenômeno e Deco que conseguiram mostrar o talento do futebol brasileiro no retorno.
Quero deixar claro, que mesmo que não seja muito fã do futebol europeu, acho que ele é vencedor, tem craques, e a maior prova está ai: grandes equipes mostrando sua força no mundo da bola.
Ronaldinho Gaúcho deveria evitar a derrocada total, o descompasso que está só piorando sua vida profissional. Poderia agendar uma boa e importante conversa com seu irmão e procurador Assis (que vem fazendo tolices desde que o atleta retornou ao Brasil), chamar a diretoria do Flamengo e acertar uma mudança de ares deixando o "Mais Querido", e ver se acerta em outra equipe, que pode ser até de um outro país.  Mas para quem tem a fama, o passado que ele tem, jogar numa equipe como o Flamengo, que tem uma torcida muito grande e consequentemente muito exigente, e ganhando muito bem como ganha, vai ter sempre que ser a "bola da vez" em todo e qualquer mal resultado.  E isso, definitivamente é ruim, muito ruim para ele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário