quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Árbitro (e bandeirinha) garfam o Flamengo

Tenho insistido com um assunto aqui e vou mais uma vez tratar dele. É a questão da falta de punição aos árbitros e bandeirinhas quando estes erram.
É natural o jogador, o técnico e o clube serem punidos por qualquer erro, mesmo que seja o menor. Para isso as federações possuem seus tribunais particulares, e a madrasta maior, a CBF, o STJD, que na instância maior sempre detona os seus súditos, que são jogadores, técnicos e clubes de futebol.
Mas os árbitros e bandeirinhas, estes os grandes privilegiados, nunca são punidos. Cometem os erros mais crassos, testemunhados por Imprensa, técnicos, jogadores e por torcedores. Mas mesmo assim não são punidos. E o pior: os prejudicados são obrigados a aceitar os erros e se reclamarem ainda são punidos com cartões amarelos ou vermelhos.
Foi o que aconteceu ontem no jogo entre Flamengo e Cruzeiros, pelo Brasileirão.
O Cruzeiros vencia por 1 a 0. O jogo estava lá e cá, e assim como podia tomar um gol, o Flamengo também poderia fazê-lo.
Num lance em que o meia Marquinhos Gabriel cobrou falta, Rafael Donato em total impedimento tentou cabecear; a bola sobrou para o atacante Wallison, que chutou sem chances para Felipe.
Ocorre que no momento em que tentou cabecear, o zagueiro Donato já estava impedido e o bandeirinha por conseguinte, estava lá com  a bandeira devidamente levantada.
O árbitro Héber Roberto Lopes marcou o gol. Os jogadores do Flamengo correram para cima dele e reclamaram. Ele então correu para o bandeirinha que havia levantado o seu bastão e conversou com ele por alguns segundos. De lá mesmo Héber levantou o braço e validou o gol irregular do Cruzeiro.
Cercado pelos atletas do Flamengo o árbitro não desmarcou o gol e o bandeirinha, covardemente, negou que houvesse levantado a bandeira.
A televisão mostrou, os torcedores, jogadores, o Brasil inteiro e os homens da CBF viram.
Mas o gol foi validado. O Flamengo desconcertou-se, tomou mais um gol e o resultado virou goleada na Fonte Nova.
O prejuízo do rubro negro foi grande. Mesmo assim, os árbitros, bandeirinhas, super protegidos, certamente continuarão fazendo das suas. E na mesma base da impunidade.
Até quando, dona CBF?

Nenhum comentário:

Postar um comentário