segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O que esperar do Parazão 2012?

Como será o Campeonato Paraense de 2012? Pelo que se prenuncia, tudo leva a crer será um dos mais fracos da história. Muito mais fraco que o do ano passado, em que as equipes da capital tiveram uma performance miada culminando com a perda do título, dando chance que um time do interior levasse a taça de campeão do ano. Não que as equipes do interior não mereçam, não tem nada a ver. A questão é que pelo histórico, pelos investimentos que fazem em jogadores, Comissão Técnica e até  mesmo pela própria infra-estrutra que dispõem (campos para treinamentos, estádios, etc.), a obrigação de ganhar o título é das equipes da capital, principalmente Remo e Paysandu.
Pelo que vislumbramos na primeira Fase do Paraense, parecia que a Tuna seria uma das oito equipes concorrentes com chances de chegar ao título, principalmente pelo grupo que Samuel conseguiu montar, que mesmo não sendo todos jogadores do Clube, uma boa parte deles emprestados, era só uma questão de encaixar  alguns nomes.
O outro quesito que nos fez pensar (ainda sonho!) que o anos será cruzmaltino eu explico: com a nova política do Clube do Remo em valorizar mais a prata da casa, principalmente devido os insucessos que vem tendo por conta de más contratações de jogadores de fora e por valores altos, e por outro lado o recuo do Paysandu, decidindo também trabalhar com uma equipe mais barata, pois o investimento feito na Série C não vingou e deixou a equipe em uma situação complicada, com muitas dividas, achamos que os dois não viriam com muita força, sendo assim pela performance que teve na Primeira Fase, 2012 poderia ser o ano da Tuna.
Só que agora a coisa mudou. Mesmo que Remo e Paysandu até o presente não tenham demonstrado que farão equipes bem mais fortes que seus adversários, infelizmente,  pelo número de atletas que perdeu, ou seja, por desfazer todo o trabalho preliminar à principal fase do Parazão, não vejo muitas perspectivas para a Águia do Souza ganhar o ansiado Campeonato Paraense, apesar de toda a torcida cruzmaltina há tempos estar sonhando com um título regional. É que falta muito pouco tempo para o início do Campeonato e Charles Guerreiro, que reputo como um excelente técnico, está com um elenco minguado e, como ele próprio falou, vê um mercado escasso, com poucos bons jogadores à disposição.
Acho que pelo que está sendo desenhado, o Campeonato Paraense não será um dos melhores em 2012. Poucos investimentos de Remo e Paysandu, não se sabe como virá a Tuna, e como as equipes interioranas estão cada vez mais organizadas, tudo indica que estão trabalhando para mais uma vez tirar o mel de Remo e Paysandu e, consequentemente da Tuna, assim minando nossos sonhos cruzmaltinos de ganharmos o 11º título regional.

6 comentários:

  1. Eu tenho esperanças para 2012. Contratação de um bom técnico Charles Guerreiro e se montar um time bom creio que dá para acreditar.

    ResponderExcluir
  2. hum,fora o Charles to vendo o negócio mal parado.

    ResponderExcluir
  3. Se não conseguirmos pelo menos uns dois ou três patrocinadores, pelo menos de médio porte, pouco poderemos fazer neste campeonato. Se conseguirmos nos manter na primeira fase já será um bom resultado, até que tenhamos como ganhar fôlego.
    A diretoria tem que agir rápido, principalmente na captação de recursos através do departamento de marketing.
    Uma alternativa talvez seja obter um empréstimo ou solicitar adiantamento junto à FPF para descontar posteriormente da cota que a Tuna terá direito e com esse dinheiro pelo menos garantir a formação e o pagamento de um elenco razoável e assim equilibrar a balançao diante dos demais concorrentes.
    Fora isso, não consigo ver outra alternativa. A não ser que a comunidade participe com recursos!
    Alguém poderia sugerir outra alternativa?

    ResponderExcluir
  4. Bem antes da eleição cansei de falar aos quatro cantos sobre o assunto,"temos que nós antecipar e correr atrás de patrocínio ou qualquer outra forma para tentar segurar o máximo possivel desse elenco, que é muito bom". Mas precisava da iniciativa da atual diretoria, e toda as vezes que conversei com diretores a resposta era sempre a mesma. "Precisamos eleger a CHAPA 1 que a comunidade garante os recursos", agora que a chapa da atual diretoria foi eleita acredito que a comunidade vai cumprir o prometido ou então será que era tudo mentira da atual diretoria. Não quero acreditar que usaram isso só para ganhar eleição.
    Prefiro acreditar que a Comunidade vai bancar e se entrarem com recursos ainda dá tempo para formar um time competitivo e levar a nossa LUSA ao Título.
    Só que a Diretoria deveria sinalizar se realmente conta ou não com os recursos necessários para contratar!

    ResponderExcluir
  5. Procurem o Zezinho Alirio, que é o homem de 80 mil reais mensais. ele e o dono do hotel.

    ResponderExcluir