segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

O adeus a Cesária Évora

                                 

Morreu ontem, (17), a cantora  caboverdiana, Cesária Évora, aos 70 anos. A intérprete estava internada no Hospital Baptista de Sousa, em Mindelo, Cabo Verde, com insuficiência respiratória e edema pulmonar. Ela marcou o universo da música com canções como "Sodade", "Besame Mucho" e outras.
No mês de setembro, ela foi hospitalizada em Paris, após anunciar o fim da carreira, alegando motivos de saúde. Ela permaneceu internada por um mês.
A "diva dos pés descalços", como era conhecida, só conseguiu aparecer como grande cantora que foi aos 50 anos, quando gravou seu primeiro LP.  Ganhou fama na década de 1990, quando se apresentou em vários países europeus. Foi premiada com o Grammy de melhor álbum de world music contemporânea, em 2004. 
Cesária  sempre foi querida e respeitada por artistas brasileiros, como o sambista Martinho da Vila, que sempre fez referência à grande intérprete que a caboverdiana foi. Dentre suas gravações, Cesária Évora fez duetos com importantes nomes da música brasileira como Caetano Veloso e Marisa Monte.
O Blog que asempre admirou o talento da chamada "Dama dos pés descalços", como era chamada carinhosamente Cesária Évora, apresenta uma de suas bela gravações, o clássico latino "Besame Mucho".

Nenhum comentário:

Postar um comentário