sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Nossa tristeza de Natal

Eternamente Vanja!
Desde cedo me ponho em frente ao computador e não consigo tirar nada de minha cabeça. Os momentos são cada vez mais de tensão, de preocupação. Notícias nada boas me deixaram baqueado. Momentos alegres transformaram-se em tristeza, de repente. 
Primeiro meu grande e querido amigo que não está nada bem. Para mim é difícil até de imaginar passar um Natal, um Final de Ano sem a sua presença, sem a sua conversa, o papo musical descontraído. Isso já me deixa  mal, muito mal. Agora a situação mais triste: Minha amiga, companheira de trabalho de 17 longos anos, depois e alguns dias hospitalizada, nos deixou. Foi algo assim tão de repente, inexplicável, como é a própria morte. Não sei o que dizer quando me indagam o ocorrido; não sei o que pensar como será doravante, como será o comportamento de cada colega de trabalho na sua ausência. Confesso que não sei se nos acostumaremos com sua ausência. Vamos sempre chamar seu nome, mandar chamá-la, não se sabe até quando.Será como a mudança de ano e o costume de sempre assinar o ano passado no cheque.
Todos no trabalho estão mofinos, acabrunhados, olhando uns para os outros sem nada entender. Como podemos entender? Como podemos explicar o que nem para nós tem explicação?
Ninguém acredita ainda na fatídica notícia recebida no sábado pela manhã. Depois de 13 dias hospitalizada, nossa querida amiga, companheira de pensamento e idéias políticas, funcionária exemplar em termos de competência e de companheirismo, de convívio de 17 anos ininterruptos de trabalho na empresa, Vanja Lima, foi diagnosticada com morte cerebral. Um golpe duro para seu marido, seu filho, seus pais, seus irmãos, seus companheiros de trabalho, os colegas de faculdade, onde ela faz pós graduação, amigos pessoais e todos os nossos clientes que têm na companheira Vanja o retrato fiel da competência, da dignidade, da honestidade, da amizade e da solidariedade.
Todos os esforços foram feitos para que Vanja ficasse em nosso convívio. Infelizmente, não foi possível e a nossa querida companheira se foi. Porém, é importante que fique entre nós a grande lembrança de nossa companheira Vanja, além da certeza de que seu legado de vida, de vencedora, de lutadora, de grande mulher, jamais será esquecido. Descanse em paz, companheira Vanja.
                                                                              Marcos Moraes e Equipe.

5 comentários:

  1. Caro Marcos, apesar de não ter tido um contato maiis próximo da senhora Vanja, todas as vezes que estivemos em sua gráfica e em contato com ela pedindo sua colaboração para realizar algum serviço destinado à Tuna Luso, ela sempre nos serviu com muita gentileza e satisfação.
    Lamento muito pelo ocorrido e desejo conforto aos seus familiares pela perda e ainda mais neste período do ano!
    Que Deus conforte seu marido e seu filho e lhes dê forças neste momento. E a você que deixará de ter ao seu lado uma grande colaboradora o fica a nossa solidariedade.
    Que a senhora Vanja descanse em paz!

    ResponderExcluir
  2. Amigos e camaradas,

    Quando perdi o meu amigo Beto e o meu pai José SaLustiano Bezerra, e hoje sei que faleceu a Vanja, e não sei o que dizer, mas apenas sinto e muito, lembro a musíca "Pedaço de Mim" do Chico Buarque, que diz:

    "Oh, pedaço de mim
    Oh, metade afastada de mim
    Leva o teu olhar
    Que a saudade é o pior tormento
    É pior do que o esquecimento
    É pior do que se entrevar
    (...)
    Oh, pedaço de mim
    Oh, metade amputada de mim
    Leva o que há de ti
    Que a saudade dói latejada
    É assim como uma fisgada
    No membro que já perdi
    (...)".

    É assim mesmo, a saudade de alguém que já se foi "... dói latejada/ É assim como uma fisbada / No membro que já perdi".

    Saudades minha querida Vanja!

    Brasilia - DF, 26/12/2011

    Laerço S. Bezerra

    ResponderExcluir
  3. Meu caro Marcos
    Confesso que ainda não me acostumei com esta tal infalibilidade do fim, principalmente quando se vai em plena juventude.
    Nos últimos 3 anos Wanja é a quarta (entre meninas e meninos) que se vão nos deixando literalmente abestados.
    E, confesso, isso me deixa - além de destializado - totalmente paralizado pela impotência do nada poder fazer ou dizer.
    Que você descobrir os caminhos de uma Paz sem Wanja (se isso for possível) são meus votos para o ano que se aproxima.

    ResponderExcluir
  4. Querido Matão: Não sabes como suas palavras para me são tranquilizadoras. Os companheiros que conheceram e conviveram com a Vanja, alguns deles com mandato, outros militantes e muitos candidatos, com certeza sentirão a falta desssa grande guerreira, companheira de todas as horas, que viu praticamente nossa Gráfica e Editora começar. Como indagou o poeta: "se foi pra desfazer por que que fez?", me pergunto por que a vida, que é tão bela, se desfaz assim tão de repente?
    Um forte abraço deste seu camaada e admirador, com votos de um Ano Novo com saúde e alegria para você e para todos os seus parentes e amigos.

    ResponderExcluir