quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

A entrevista do prefeito

O Prefeito assumiu. Em sua primeira entrevista ao vivo, logicamente à emissora de TV que o apoiou, Zenaldo respondeu à todas as perguntas. Queria demonstrar tranquilidade, mas não teve em momento algum. O nervosismo estava vidente. Natural, afinal o prefeito eleito está pegando uma cidade que é  um  tremendo abacaxi deixado pelo seu antecessor e ex-aliado, embora hoje ele demonstre e solte aos quatro ventos "que Duciomar nos traiu a todos".
Falou de coisinhas bem naturais, quase amenidades, que todos os políticos quando chegam a um cargo executivo falam. Das escolas, que pretende recuperar, dos bueiros que estão entupidos e sem condições de aguentar o inverno que já mostrou sua cara; do sério problema da falta de água em Icoaraci e bairros vizinhos, que já vem de muito tempo, mas que piorou e hoje envergonha a cidade que já foi a Porta da Amazônia.
Disse que vai trabalhar urgentemente para evitar os alagamentos e fazer -como todos seus antecessores- um mutirão para limpar Belém e preparar a cidade para as chuvas, já que o prefeito que saiu não trabalho nessa área "e as chuvas já estão chegando", disse. Só faltou chamar Duciomar de um dos porquinhos da história em quadrinhos (tá vendo a bronca, mas está sorrindo). Mas se chamasse, não teria errado em nada. O ex-prefeito é um verdadeiro bacorinho, pois a cidade em seu governo ficou aporcalhada mesmo!
Uma das coisas que me deixou feliz foi o que o prefeito falou sobre o tão aclamado pelo tal Duciomar, BRT. Todo ser humano de sã consciência sabia que o BRT era coisa para dois anos ou mais. Que a história de inaugurar antes das eleições ou até Dezembro era promessa falsa, traquinagem, que deveria dar cadeia para os executivos mentirosos. Zenaldo foi taxativo quando disse que o BRT nessa primeira fase seria uma obra de 18 quilômetros e o Duciomar só havia feito quatro, ou seja, menos de um quarto do que precisa ser feito para que seja inaugurada a primeira fase do transporte. Disse que era pura ilusão pensar que o BRT estaria funcionando dentro de pouco tempo porque ainda faltam inclusive desenhos e licitações do que tem que ser feito. Em poucas palavras, Zenaldo disse que Duciomar é um enrolão, que enganou a todo mundo (até a ele, Zenaldo, que acreditou e fez inclusive dobradinha para eleger o ex- "oftalmologista").
Zenaldo prometeu várias coisas na campanha. Prometeu até o que ele e nós sabemos não será possível ser feito. Não gosto disso de prometer o que não pode cumprir. Porém, ele pelo menos na posse mostrou que se aprofundou no assunto "problemas de Belém" e já sabe bem o que lhe espera. Sendo assim, é importante que nessa sua gestão ele pelo menos tenha o que o Duciomar não teve: respeito pelos belenenses, evitando, como Duciomar,  mentir escancaradamente, enganando com pedaços de obras de fachadas, como o BRT e o Portal, duas obras grandes que Dudu só entregou 20 por cento do projeto. Só prometa o que puder cumprir!
O prefeito demonstrou, a meu ver, sinceridade quando falou do que pretende fazer com urgência e teve postura importante quando prometeu "melar" as possíveis negociatas que o Dudu fez ao apagar das luzes de dezembro, como o contrato assinado com uma empresa que venceu a "concorrência" para a limpeza da cidade. O período do contrato é "só" de 25 anos. 
O Dudu é mesmo um danado,  mas como o Zenaldo já o conhece, pois foram grandes parceiros, tem tudo para rever os contratos e "melar" o que for irregular. E fazer o que manda a cartilha do gestor responsável: trabalhar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário