quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

Cultura só melhorou a imagem. Transmissão...

Transmissão pela TV Cultura dos jogos de Paysandu e Remo pelo Parazão (e discriminação das outras equipes, vale dizer) melhorou só em termos de imagem. Os narradores e comentaristas além de fracos em termos de voz, dicção e até de estilo, são mais torcedores do que mesmo narradores e comentaristas.
A imparcialidade, que deveria ser a máxima dos narradores e comentaristas, passa bem longe dos que trabalham no Esporte da Cultura. Até mesmo no programa de "ôba ôba"que antecede normalmente as partidas, os apresentadores só enxergam Remo e Paysandu, "numa cultura que não tem nada a ver com cultura".
Na verdade, na grade da programação local de esportes das emissoras de Rádio e TV e até nas pautas dos jornais, nota-se uma tendência muito grande e até vergonhosa de "Remo e Paysandu", como se não existissem outras equipes. Não existe um trabalho de conscientização ao novo e futuro torcedor que poderia estar com a mente aberta para torcer por outras equipes. Mas eles só trabalham o nome de Remo e Paysandu e pronto.
Essa cultura que é direcionada aos dois clubes tem que mudar. Como também a cabeça dos editores, dos repórteres e dos redatores. Não se pode fazer um campeonato só com duas equipes. Esse, a meu ver, é um dos motivos que o presidente da FPF -ele e seu vice também torcedores ferrenhos do Paysandu- não se interessa muito em ampliar o número de equipes no Parazão. 
Espera-se que agora, com a vitória de equipes interioranas dos dois últimos campeonatos paraenses, e com o reforço de qualidade das novas equipes interioranas, eles aprendam a lição. Mas ainda vai demorar muito.

2 comentários:

  1. uma vez li num comentário aqui neste blog uma verdade nua e crua: é lógico que aqui vão dar mais destaque para Remo e PSC os dois maiores clubes do norte do Brasil. Isso ocorre no RJ, em SP, RS, etc. por um acaso lá não falam mais de Gremio e Inter?? e olha que lá tem São José, Caxias, etc. Em SP alguém lá fala em Mirassol, Guaretinguetá, Paulista, Jundiaí, etc. Entendo que você torça pela Tuna, mas com todo respeito, Remo e PSC tem muito mais interesse dos leitores do que Tuna, São Francisco, Abaeté, Bragantino, etc. No dia em que Remo e PSC acabarem acaba o futebol Paraense. Isso é público e notório. Quanto a grade não vejo problema nenhum. Quem você acha que dá mais audiência? Jogos de Remo e PSC ou de outras equipes? Acha que o jogo da Tuna em Cuiarana daria pelo menos "2 pontos no IBOPE"? Tenho a certeza absoluta que até o amigo mesmo acompanha os jogos de Remo e PSC acompanha os jogos na TV e - com certeza, sabado estara "secando" os dois na telinha da cultura - Agora em HD, Paidégua pra gente que torce e gosta do futebol!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu caro anônimo, a questão não é dar ou não dar ibope. A emissora é pública e não precisa de pontos no Ibope para sobreviver. O problema é a falta de democratização. Os dirigentes só querem audiência, nem parece que a TV é pública. Democracia na Cultura não existe. Se a emissora que é pública não democratiza seus espaços na grade de programação, como que as outras, que só visam audiência e publicidade, vão democratizar?
      A emissora teria que começar um trabalho de educação com o telespectador, até mesmopara conquistá-lo, como outro exemplo cito a questão musical. Não deveria trabalhar só com as manifestações que estão fazendo sucesso. Cadê o espaço dos grandes compositores de música popular na Cultura? É só Gabi Amarantos, Carimbó e brega. Peraí, camarada. Não se pode educar um povo lhe repassando deseducação.
      Acho que pelo menos a Tuna, que é a equipe mais antiga do Pará e uma das mais velhas do Brasil, merecia um melhor tratamento, mesmo porque é da capital, como Remo e Paysandu.
      Sábado não vou secar os dois, só quero que o jogo termine 0 a 0, com três expulsos de cada lado, rs,rs,rs.
      De qualquer forma, agradeço-lhe o comentário e na próxima ponha seu nome, ok?

      Excluir