quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Pobre Vasco!

Até quando vai essa briga de "gato e rato" envolvendo jogadores e diretoria no Vasco? Primeiro o Gigante da Colina perdeu Juninho Pernambucano, chamado de Reizinho, "amado, idolatrado e salve, salve" como o maior ídolo moderno do clube. Juninho deixou a equipe declarando que não tinha nada contra Dinamite, o presidente, que era sério, mas tinha contra si um trabalho forte de bastidores feito pelo seu antecessor, Eurico Miranda.
Agora é a vez de Felipe deixar a equipe. Sem ambiente, depois de algumas declarações que foram consideradas"pesadas" pela diretoria, o craque, que é considerado um dos cérebros da equipe, foi afastado pelo diretor de futebol René Simões, espécie de Hitler, que não aceita que se critique nada, quer que o camarada trabalhe, não receba e ainda fique caladinho. Felipe foi cair na besteira de falar e agora está na berlinda. Vai ter que encontrar clube, porque Simões não quer mais ele no Vasco.
É uma situação complicada essa do Vasco. Com salários atrasados, com dinheiro para receber mas sem poder meter a mão na grana por falta de documentação, a equipe carioca passa por uma de suas maiores crises. E não se pode aloprar e culpar o presidente Roberto Dinamite. Essa história dos clubes cariocas (e brasileiros) com INSS, FGTS e salários de jogadores vem de longos anos. Até hoje jogadores como Edmundo e Romário, para citar somente dois, que já pararam há alguns anos, têm dinheiro para receber de Vasco e Flamengo. Quer dizer, quem assume a presidência de qualquer clube sabe que muitas vezes pode  estar pegando uma herança maldita.
Só que o Vasco, dos chamados times grandes do Rio, é o que está em pior situação. Com um time apenas regular, sem poder contratar jogadores de peso e perdendo dois de seus melhores e mais importantes jogadores, não se sabe o que Dinamite e seu agora "leão de chácara" René Simões vão fazer. O empresário de Felipe disse que o jogador está tranquilo, que agora Dinamite e Simões que se virem para pagar a rescisão de sete milhões, que é o que consta no contrato de Felipe. Ou paga e se ver livre ou então empresta o jogador a algum clube que estiver interessado até o fim de seu contrato, que é no final deste ano.
Sei não. Mas acho que Roberto Dinamite, na situação em que o Vasco está, a meu ver, cometeu seu primeiro erro no Vasco. Contratar um dirigente conservador, que age como se estivesse no século 18, como é o ex-técnico René Simões, foi uma vacilada das maiores. 
Quando se deve tem-se que ter jogo de cintura, conversar, pedir tempo e daí correr atrás para resolver o problema.René é muito moralista, é muito certinho, parece que não conhece as manhas de jogador de futebol, principalmente quando está com razão, como é o caso do elenco do Vasco, com quase quatro meses de salários atrasados.
Torço para que o caso do momento que é o de Felipe, seja resolvido sem que o time tenha que ir às barras da justiça. pelo que escreve à torcida, René Simões vai querer usar o argumento de que Felipe foi quem errou, dai merece uma "justa causa". Se fizer isso e encontrar um juiz tipo o dr. Barbosa que gosta de condenar sem provas, o diretor de futebol vascaíno vai colocar o clube em uma situação vexatória. 
Roberto Dinamite vai ter que se virar para pagar ao jogador e sem ele jogar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário