sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Racistas italianos recebem lição

A atitude dos jogadores do Milan em protestarem contra ações racistas de alguns torcedores se retirando de campo durante o primeiro jogo da equipe de 2013, um amistoso na região de Lombardia, contra a equipe do Aurora Pro Patria, da quarta divisão italiana, foi elogiada pelos dirigentes milanistas, além de ter sido apoiada e elogiada por dirigentes de outras equipes e principalmente pelo técnico da equipe, Massimilliano Allegri.
O preconceito racial para alguns torcedores europeus é fato normal e eles usam desse tipo de ignorância com jogadores africanos e brasileiros, principalmente, que são negros ou mulatos.
Já foram vítimas desse tipo de discriminação jogadores como os zagueiros Juan e Roque Júnior, o meia atacante Ronaldinho Gaúcho e o lateral Roberto Carlos, esse várias vezes, quando torcedores chegaram a jogar bananas dentro de campo em sua direção.
A atitude dos atletas do Milan foi elogiada por membros de direitos humanos de várias partes do mundo, e tida como o início de um protesto muito natural de quem está cansado de sofrer na pele o problema do preconceito racial.
Massimilliano Allegrri, técnico do Milan, elogiou seus jogadores e foi fundo em seu protesto: "Temos que parar com esses fatos incivilizados, rudes, ignorantes... Espero que sirva de exemplo tanto para os campeonatos maiores quanto para as séries menores".
Os que defendem a liberdade de expressão, qualquer tipo de preconceito e até punição para os racistas, apoiaram o tipo de protesto dos jogadores do Milan, que com certeza deve servir de lição aos reacionários  defensores do racismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário