segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

E nós cruzmaltinos, aonde vamos?

Sinceramente como não tenho muito mais o que falar da Tuna no Campeonato de 2013. Tudo que era para ser dito eu já postei aqui. Comecei a expressar meu ponto de vista sobre o elenco da Tuna bem antes do campeonato se iniciar, quando mostrei que a equipe não era competitiva, e que mesmo que fosse contratado um dos melhores técnicos do estado, que é o Samuel Cândido, ele  não poderia operar nenhum milagre, pois futebol se ganha com elenco, e o da Tuna, decididamente, é certamente o mais fracos dentre os oito times que disputam o Parazão.
Porém, mesmo que a equipe cruzmaltina seja relativamente fraca -fato natural, pois a Tuna não tem condições econômico-financeiras de formar uma equipe cara- o time  não tem em campo um comportamento ruim. Ao contrário. Joga bem, principalmente pelas alas esquerda e direita, e consegue sair jogando bem da defesa, embora o meio de campo deixe a desejar e o ataque praticamente não exista.
É isso. O ataque. Aí está o grande problema do time luso. Em quatro partidas não conseguiu fazer sequer um gol. O time está sem vencer, é chato, é complicado,  mas o pior mesmo é passar quatro jogos sem fazer um gol sequer, sem mostrar uma possível reação que dê um fio de esperança à essa sofrida torcida.
Sinceramente, pensei que o técnico Samuel Cândido não iria aguentar a pressão da quarta derrota. Samuel tem um grande nome no desporto paraense e em toda Região Norte, e uma bela história na Tuna, onde além de jogador foi coordenador das categorias de base, com um trabalho dos mais elogiáveis no clube. Mas como não está tendo retorno junto à diretoria em suas pretensões de ter dois ou mais atacantes para resolverem o problema de gols na equipe, imaginei que ele entregaria o cargo. Afinal, ele tem um nome a zelar.
É certo que isso não resolverá a situação, ao contrário, pode até piorar. Mas se não chegar dois, três ou quatro atletas para reforçar o meio de campo e o ataque cruzmaltino urgentemente, este escriba -e tenho certeza boa parte da torcida lusa!- teme pelo pior: a queda da Tuna.
A Tuna não tem mais chance alguma no Primeiro Turno. Restam apenas três partidas e quem em quatro partidas não ganhou nenhuma, é bem difícil, dentro da lógica, ganhar as próximas três.
Ano passado a Tuna fez um excelente Primeiro Turno, terminando com 13 pontos. No segundo, foi mal, chegando apenas aos quatro pontos, mas a somatória de pontos -17, no total-  fez com que não caísse.
Em 2013, ao que parece,  a coisa tem que funcionar invertida. Como não está pontuando no primeiro Turno, tem que pontuar no segundo, chegando a tipo 18 pontos no geral, ou então tem que se preparar para disputar a Primeira Fase do Parazão 2014, ou seja, o popular "seletivo".
Ainda há chances. Nem tudo está perdido. Com a palavra a diretoria do Clube e a diretoria de futebol da Tuna.

2 comentários:

  1. Eu desisto,enquanto não for montado um time digno de 10% da história da Tuna eu não piso mais em estádio algum

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com toda razão. Afinal, são 110 anos, 10 títulos regionais, dois brasileiros e outros importantes títulos de torneios para unzinho qualquer querer botar na lata do lixo!

      Excluir