terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Melhor do Mundo" é Clube do Bolinha"

Messi ganhou o título de Melhor do Mundo pela quarta vez. Superou o brasileiro Ronaldo, o francês Zidani e outros jogadores mais antigos, mas também europeus, que ganharam o título.
A vitória de Messi e a declaração do atacante francês Thierry Henry, de férias no Rio de Janeiro, de que o atacante santista Neymar precisa jogar na Europa para ser escolhido o Melhor do Mundo, faz com que se tire a conclusão de que o prêmio dado pela Fifa é um "Clube do Bolinha europeu".
Inegavelmente Messi é um excelente jogador, mas melhor do que Neymar ele não é de maneira alguma. Neymar já provou que joga bem em qualquer equipe, em qualquer time, com quaisquer jogadores que sejam, como exemplo está suas exibições na Seleção Brasileira e no time "Amigos de Zico", onde ele além de deixar sua marca fez tabelinhas com os veteranos atacantes Zico e Bebeto. Roberto Carlos que se cuide com o cara Neymar!
Neymar é um jogador jovem, tem um talento raro no futebol, chuta bem com pé esquerdo e direito, cabeceia muito bem e é um driblador por excelência, capaz de inventar dribles na hora. Tem feito isso em quase todas as partidas que atua. Livra-se de um, dois e três marcadores com talento e sem bater, ao contrário, leva muita porrada, pisão, pescoção de zagueiros desesperados que tentam escapar da velocidade e do talento do jovem atacante.
Acatar a decisão de que Messi é mais uma vez o Melhor do Mundo, temos que acatar. Mas sinceramente não vejo o atleta argentino criado no Barcelona desenvolver o seu estiloso futebol sem seus companheiros de Barça. Nos jogos de sua equipe, um grande time evidentemente, Messi passa vários minutos sem tocar na bola, incapaz de correr atrás e fazer uma jogada individual de classe, de categoria e com perigo ao gol adversário. Na Seleção argentina também seu brilho é bem menor, o que prova que o Barcelona é realmente uma grande equipe, que tem em Messi talvez seu melhor e mais oportunista jogador.
Não vou aceitar nunca com essa  tese -que já é quase uma máxima por influência da Imprensa brasileira e européia- de que para ser escolhido o Melhor do Mundo tem que jogar na Europa. E ainda vou mais longe: se isso continuar valendo, Neymar pode esperar sentado, pois ainda por muito tempo vai ficar na rabeira. Qualquer "zinho" vai ganhar dele.
Na verdade, a meu ver, fica mais ou menos evidenciado que a escolha é discriminatória, conservadora e até política: uma jogada para que as grandes multinacionais investidoras, como as empresas árabes, apliquem somas fabulosas em equipes européias, além de ser uma inveja louca, desenfreada dos que fazem o até pouco tempo milionário futebol europeu* tentar sobrepujar o sul americano, o brasileiro e o argentino, principalmente.

*O futebol europeu está em queda vertical economicamente. O principais mercados afetados é o italiano, onde parte das equipes estão de "pires na mão" à cata de investidores; Espanhol e Português estão também se  "segurando".

Nenhum comentário:

Postar um comentário