segunda-feira, 25 de julho de 2011

Amy, mais uma vítima da saga dos 27 anos

A vida de Amy Winehouse, morta precocemente aos 27 anos, no sábado, 23,   lembra um pouco a de outra grande cantora de jazz, a americana Billie Holliday, e também de outros artistas mais modernos que Holliday. A principal semelhança com Billie, é que Amy começou a cantar muito cedo e também como a cantora americana, ainda garota começou a consumir drogas e álcool. Billie foi discriminada por ser negra e por desde cedo, filha de mãe solteira, consumir maconha, álcool e heroina. Amy, que começou a cantar também  garota, tendo formado uma banda aos 10 anos de idade, chegou ao fundo do poço quando passou a consumir crack, uma das piores drogas, se é que pode-se dizer se tem droga "melhor ou pior". Mas o crack  é a droga da miséria, que destrói com mais rapidez, até pior que a cocaína, segundo os especialistas, dos dependentes que já não  têm mais para onde correr. Amy, infelizmente, foi viciada em crack.
O mais lamentável do ocorrido sábado, é que Amy Winehouse seguiu o caminho de Billy Holliday e de outros  grande ídolos da música, que desenfreadamente partiram para o álcool e para as drogas ilícitas,  acabando carreiras que tinham tudo para dar certo, de grande sucesso.
Amy Winehouse parece ter sido vítima da saga dos 27 anos, idade em que morreram  grandes ícones da música pop. Tida por muitos como a idade da fatalidade, 27 anos tem sido o contraponto da carreira de nomes que fizeram e até hoje fazem a história da música pop mundial.
Como Brian Jones, multiinstrumentista inglês e um dos fundadores da banda inglesa Rolling Stones, notabilizado como guitarrista. Brian foi encontrado morto por overdose  em sua piscina. Tinha 27 anos.
Como Jimmy Hendrix, o mago da guitarra, um dos participantes do inesquecível festival de Woodstock, nos EUA, quando encantu o mundo com seus solos maravilhosos até hoje inimitáveis. Hendrix, como Brian e Amy tinha 27 anos.
Como Janis Joplin, cantora pop que se notabilizou como a voz moderna que encantou em seus agudos típicos de jazz. Joplin  começou como cantora de banda, na Big Brothers, depois partiu para a carreira solo como cantora de rock,  soul e jazz. Foi considerada uma das 100 maiores cantoras de todos os tempos. Morreu, como Brian, Hendrix e Amy, aos 27 anos por consumo de bebidas e drogas.
Como Jim Morrison, poeta, compositor, cantor e membro da banda The Doors. Morrison começou a escrever ainda adolescente. Publicou independente dois livros.  Morreu no auge da fama, como Brian,  Hendrix, Joplin e Amy, aos 27 anos, em sua banheira, em Paris.
Amy, legal conseguia ser  bela
Como Curt Cobain, guitarrista genial da banda Nirvana. Cobain e sua banda notabilizaram-se por fazer um tipo de rock alternativo, conhecido como "grunge".  A banda Nirvana, com Cobain. chegou a vender mais de 20 milhões de discos. Cobain, depois de uma atribulada vida de drogas e bebidas suicidou-se com um tiro na boca, como Brian, Hendrix, Joplin, Morrison e Amy, aos 27 anos.
Até o presente não saiu o veredicto da morte de Amy Winehouse. Pelo histórico de sua atribulada vida, os tablóides londrinos afirmam que foi overdose. O certo é que a possível "maldição dos 27 anos" atingiu a grande Amy. Que agora nos deixa sem sua belíssima voz, sem sua interpretação única como "soulgirl" ou "jazzgirl", e sem suas letras de conteúdo rebelde, revolucionário, afiadas como eram seu canto e sua própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário