quarta-feira, 6 de julho de 2011

Sobre democracia e democráticos

Nunca tive dúvidas de que a democracia é o melhor sistema político que existe. Os países que por conservadorismo, ainda insistem  em sistemas totalitários, enfrentam cada vez mais problemas com suas populações, que querem avançar, não aceitam mais as ditaduras. Hoje, todo mundo quer liberdade, para trabalhar, para viver, para  pensar, porque em alguns sistemas políticos até pensar era (em alguns ainda é!) proibido.
Em termos de eleições, no Brasil, com o Código Civil, que já não é mais tão novo, pois entrou em vigor em Janeiro de 2003, até para síndico de prédio elas têm que ser diretas, democráticas, para que todos possam exercer o direito livre de pensar, optar. 
O povo brasileiro foi às ruas (e este escriba foi junto) a partir do começo dos anos 80 para que o sistema eleitoral brasileiro, que era anti-democrático, com um Colégio Eleitoral formado por politicos, alguns até  sem probidade, decidindo a vida, o futuro de milhões de pessoas, fosse extinto. E o povo venceu! Felizmente a última eleição com o modelo conservador, arcaico e até reacionário, pois tirava o direito do povo escolher em quem votar, aconteceu  em 1985. 
Felizmente, depois de grandes campanhas, com milhares de pessoas nas ruas querendo exercer o direito de escolher seus próprios gestores, aconteceu a grande eleição de 1989. O vencedor foi um irresponsável, populista, que com a falcatrua de que era "caçador de marajás", enganou a maioria. Mas foi bom. Eu, pelo menos, que nunca tinha votado em minha vida, votei e fiquei muito feliz, embora meu candidato tenha perdido para o tal alagoano.
Daí para cá, o Brasil mudou. Foi lenta a mudança, mas o País melhorou muito. Inclusive no semblante das pessoas, que a partir de 1994 passaram a sorrir mais e até a pensar melhor antes de votar, já que os eleitores do alagoano tiveram uma grande decepção. Mas aí é que está a beleza e a grandeza da democracia: quem ganha leva, se alguém votou errado, ele é o culpado e que faça uma "mea culpa". Mas a democracia tem que ser respeitada.
Participo de uma sociedade em que infelizmente boa parte das cabeças que estão lá são contra o maravilhoso exercício da democracia. Por serem -alguns até pela própria idade- herdeiros de um sistema totalitário, onde um colegiado é quem dá as cartas, são a favor de que meia duzia de cabeças decidam o futuro de milhares. Ora, se o Brasil mudou, os condomínios mudaram, os sindicatos e associações  mudaram, o fantasma da ditadura, do conservadorismo, das oligarquias felizmente desapareceu, então por que retroagirmos, por que invertermos os trilhos do trem da história? Como elemento discípulo direto da democracia, e contra os sistemas totalitários, em que o povo não tem vez, me decepciono com os conservadores que ainda têm saudades do período duro,  em que meia dúzia decidiam a vida e o futuro de todo um povo. 
Nos países, nas comunidades, nos sindicatos, nos clubes, a democracia é cada vez mais forte. Os discípulos das oligarquias, os defensores do totalitarismo felizmente cada vez mais perdem terreno. Não podemos nem devemos deixar que o retrocesso volte; para isso devemos lutar. Contra eles, a Democracia!


"Se começássemos a dizer claramente que a democracia é uma piada, um engano, uma fachada, uma falácia e uma mentira, talvez pudéssemos nos entender melhor. (José Saramago, escritor português).

Nenhum comentário:

Postar um comentário