quinta-feira, 21 de julho de 2011

O "fair play invertido" do Kleber


                                           Exemplo de fair play no futebol

 No jogo de ontem entre Palmeiras e Flamengo, pelo Campeonato Brasileiro,  o jogador Kleber, até terça-feira pretendido pelo Rubronegro carioca, cometeu o que poderia se chamar um "fair play invertido". Jogador bom de bola, mas cabeça quente, capaz de brigar por qualquer tolice, num lance em que a bola estava em poder do Mengão e foi colocada para fora depois de um jogador palmeirense cair em campo,  quando o juiz feiz o chuveirinho Kleber aroveitouse da deixa e saiu cm a bola, quase fazendo o gol. O lance era para o jogador fazer o chamado fair play, o jogo amigo, jogando a bola para fora, em agradecimento à solidadiredade do adversário.
Todos os jogadores do Flamengo correram para cima do gladiador,que por pouco não levou uns safanões. Kleber é um grande jogador, valente dentro de campo,  daqueles que não tem bola perdida. Mas perde pelo seu despreparo emocional ou talvez pela sua pouca educação, o que o impede de ser solidário. 
Um lance curioso que aconteceu no futebol holandês e que demonstra muito bem o espírito do fair play, o jogo limpo no futebol. Um jogador do time de vermelho e branco (Ajax) havia sofrido uma  falta e, estava no chão com dores. Então, como sempre, o time adversário (de amarelo) pôs a bola para fora para que o jogador fosse atendido. Após o atendimento, o jogador do Ajax foi devolver a bola e sem querer acabou fazendo um golaço. Todos, inclusive o que fez o gol, ficaram sem graça, mas o gol foi validado pelo juiz. Ao reiniciar o jogo, no meio de campo, os jogadores do Ajax não se movimentaram permitindo que o time de amarelo também fizesse um gol.  Assista ao vídeo e comprove o fair play no futebol e que dificilmente teria acontecido no Brasil, principalmente por causa dos klebers, edmundos, romários, landus e outros "bonzinhos" que jogam pela janela o espírito real do esporte, que é a amizade e a solidariedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário