quinta-feira, 28 de julho de 2011

Flamengo e Santos, um belo espetáculo

O jogo de ontem entre Santos e Flamengo, vencido de virada pelo clube carioca pelo espetacular escore de 5 a 4, pode ser considerado o mais bonito do ano, em termos de Campeonato Brasileiro. Valeu a pena para quem passou duas horas  na Vila Belmiro ou na televisão, ligado na fntástica partida, onde, ao que parece, Ronaldinho Gaúcho resolveu botar para fora seu futebol e, finalmente, estrear pelo Flamengo.
Foi uma partida de nove gols, fato raro no futebol. Para quem não presenciou tão belo espetáculo, pode perfeitamente tirar a apressada conclusão de que foi uma pelada, dada a quantidade de gols. Ledo engano. Uma partida do mais alto nível, com uma virada de placar nunca imaginada pelos amantes do futebol. O Santos chegou a fazer 3 a 0 no Flamengo. Mas ai é que está. Quando a partida chegou a esse elástico escore antes dos 30 do primeiro tempo,  com os santistas achando que seria mais uma daquelas goleadas que ninguém espera aconteça entre times gandes, o Flamengo estava vivinho da silva. Para que se tenha uma idéia,  só Ronaldinho Gaúcho -que mais uma vez mostrou que não tem um bom pé esquerdo-  havia perdido dois gols fazendo com que com certeza Luxemburgo tenha ganho milhares de cabelos brancos de tão nervoso. E o fraco centro avante Deivid -não tem condições de vestir a jaqueta do Mengão!-, chegou a perder um tento que nem o Zé Augusto,  grande perdedor de gols de nosso futebol, perderia. Então, não houve nenhuma reação fora de série do Flamengo. Apenas os gols demoraram a sair.
Ronaldinho, incontestavelmente, foi o maior nome da partida. Criou jogadas, chutou a gol de qualquer maneira, fez três gols, inclusive um de falta magistralmente cobrada. Deu um show  Gaúcho ontem. O santista Neymar jogou foi outro que jogou bem enquanto não fez tolice. Até os 20 minutos do segundo tempo exagerou de jogar futebol. Quando resolveu aparecer demais, querendo fazer jogadas que não são para um jogo de tamanha importância como Santos e Flamengo, também provocando os adversários e até discutindo com o bandeirinha, perdeu o trem e merecia até ser substituído. É um craque de bola, um jogador diferenciado, mas tem que amadurecer como profissional.
A meu ver, o Santos perdeu o jogo quando Elano, repetindo  o que aconteceu na Argentina cm a Seleção Brasileira, perdeu um pênalte. O meia santista chutou despretnsiosamente, parece querendo humilhar o goleiro flamenguista. Se deu mal. Além de pegar, Felipe ainda fez graça fazendo embaixada.
O Santos não está muito mal no Brasileiro orque tem três partidas atrasadas. Mas Murici Ramalho vai ter que trabalhar em sua equipe, que, de tão azeutada até recentemente, ontem, pelo menos deus umas vaciladas  na defesa e o meio de campo mostrou um certo desentrosamento. Arouca estava irreconhecível, , Elano desligado e Ganso, parece, cansado. Mas o jogo,  na somatória, valeu pelo conjunto da obra. Ronaldinho, que andava meio desligado, preocupado só com as baladas, parece acordou. E os flamenguistas  agradeceram.

2 comentários:

  1. O Ganso cada jogo que passa parece que ele está brincando de esconde-esconde dentro de campo. Cantei a pedra, que depois da cirurgia que ele fez ainda vai demorar para jogar o que ele joga.

    LUIZ PAULO PINA

    ResponderExcluir
  2. Tem sentido o que você falou. Embora eu ache que no jogo de quarta, o time, como acontece também com a seleção, está "desacostumado" de jogar junto, dado o longo período de ausência dos três. Mas isso, só o tempo dirá. Penso que um time só pode equacionar resultados positivos, depois de um certo período de treinamento. Enaquanto mano chamar os caras para reunir no dia 2 para jogar no dia 10, não teremos uma seleção boa. Isso é o que eu penso, mas não sou dono da verdade. Uma forte abraço.

    ResponderExcluir