sexta-feira, 29 de julho de 2011

Crônica da Cidade Amada

João das Ervas e o Noni

João das Ervas é figurinha carimbada em todo o Ver-o-Peso. Não somente no maior cartão postal de Belém João é famoso. Em seu bairro, na Pratinha, é o "médico do povo", o solucionador para qualquer problema de saúde de um vizinho, dos amigos e da população do bairro, que vê em João uma pessoa boa, querida e "capaz de resolver qualquer problema de saúde, da dor de cabeça à febre, gripe, tosse e tudo", como diz dona Mocinha, de 79 anos e que conhece João desde criança.
João das Ervas é filho de Manoel das Ervas, veterano do Ver-o-Peso.  Manoel, mesmo aos 92 anos, cheio de saúde e já "aposentado" da profissão de erveiro, não deixa de passear pelo Veroca, onde bate papo e dá uma espécie de assessoria ao seu filho João,  seu sucessor e um verdadeiro craque na arte de receitar, vender e misturar as ervas amazônicas.
João nasceu praticamente no meio de sacacas, pau preto, andiroba, copaíba, aroeira, óleos de piqui, de coco babaçu e todos os tipos de ervas que povoam este Pará gigante, que alguns elementos, paraenses e não paraenses,  insistem em querer dividir. Aos 67 anos, João não trabalha mais no Ver-o-Peso. Prefere ficar trabalhando pelo bairro ou  em casa. Como o pai Manoel, está aposentado. Mas não deixa de passear também no Ver-o-Peso e dar uas caminhadas pelo bairro. Sua última descoberta agora é o Noni. Diz, orgulhosamente, que a frutinha esquisita serve para tudo.
- Olha, meu senhor, eu vou lhe dizer, se existe algo que é a salvação da humanidade é este Noni. Serve para tudo. Para diabete, colesterol, pressão alta, sífilis, e outras coisas mais. Serve até para aquela doença feia que eu não gosto de falar nela. Pode crer que serv garante o veterano erveiro.
- Mas como é que o senhor sabe, seu João? Que eu saiba, não existe nenhuma pesquisa científica que prove que o Noni e essas coisas todas que o senhor e outras pessoas falam!- perguntei ao "médico do povo".
-Pela experiência que eu tenho, pelas minhas pesquisas, nem sacaca, nem sucuba, janaguba, alho roxo, aroeira, verônica e outras raízes ou ervas que eu aprendí a conhecer desde a minha infância, que é o tempo que eu convivo, graças ao meu pai, que também é erverio e tem mais de 90 anos, nunca ví nada igual ao Noni. -garante João.
João diz ainda que tem uma experiência com uma clega de trabalho,  a Deusa. Segundo ele foi a partir do problema da Deusa que ele passou a ter convicção de que o Noni é a a salvação do mundo em termos de cura.
- A Deusa estava coma dor terrível no seios. Doia diariamente e à noite a coisa piorava. Todos os remédios que nós podíamos tentar com nossa experiência, não somente eu, mas ela que é veterana e outros colegas, nós testamos. mas nada deu certo. A saída foi levarmos ela ao médico, já que sua preocupação com a doença ruim era tanta que ela não estava nem indo trabalhar mais. No doutor, ele encaminhou ela para um especialista. O especialista pediu uns exames, a Deusa fez os exames, mas antes de fazer ela experiementou uma medicação nova, que a gente estava testando. O Noni. E foi o Noni, que eu acho resolveu o problema da Deusa - narrou João com emoção.
Segundo explicou João das Ervas, Deusa tomou o "remédio" Noni da maneira mais simples. Em forma de chá.
- Ela pegou o Noni seco, fez o chá, tomou no máximo uma semana. No primeiro dia sentiu logo uma reação de melhora, pois as dores desapareceram.  Depois,  fez os exames,  e quando levou  para o doutor ele olhou atentamente e respondeu:
- É. Aqui não aparece nada. Como anda a questão da dor, dona Deusa? - perguntou o médico.
- Olha, doutor, eu não estou sentindo mais nada - respondeu a colega de João.
- E o que a senhora fez, que ficou boa?
- Eu tomei Noni, uma fruta mal cheirosa e estranha. Só que eu tomei o chá, da fruta seca- respondeu dona Deusa.
- É . Então viva o tal Noni. Saúde e boa tarde para  a senhora, - disse o médico para dona Deusa, que foi acompanhada de João das Ervas e seu colega Nestor.
Depois da história de João das Ervas me despedi do erveiro e perguntei onde vendia o tal Noni.
-Olha, em qualquer feira você encontra. Agora ela seca só nos supermercados -respondeu João.
Saí dalí direto para casa. E certo de que doravante, qualquer dor de cabeça vou tomar Noni. Se não der certo, vou consultar o João das Ervas.

Paulo Marajaig

Nenhum comentário:

Postar um comentário