segunda-feira, 9 de abril de 2012

Águia tem tudo para ser o Grande Campeão

"Nem sempre o melhor time sai com um resultado positivo", diz uma daquelas máximas do futebol que nos acostumamos a ouvir eternos cronistas evocarem através dos anos, mas que nunca ficam para trás. E a verdade é que acontece com seleções, com clubes, estrangeiros, brasileiros, enfim, até na pelada da rua. Exemplo:  um bonitinho escolhe os melhores jogadores para o seu time e no fim da partida sai goleado. Perde inclusive a aposta.
Este escriba vem dizendo desde o Primeiro Turno do Campeonato Paraense, que dentre todas, a melhor equipe é a do Águia de Marabá. Olhando pelo lado da coerência enxergamos que até que existem outras equipes boas, como foi caso do Cametá, que foi muito bem no Primeiro Turno, mas que agora nessa Segunda Fase, claudicou ao ponto de não figurar entre as quatro primeiras. E do Clube do Remo, o melhor da Capital na Primeira Fase e que agora na Segunda também fez bonito. Só que agora tem a companhia do Paysandu, que evoluiu com uma equipe tal qual o Remo, jovem, e foi o segundo colocado entre o quatros.
Voltando à equipe do Águia de Marabá,  apesar do jeito falastrão e do estilo bem popularesco do técnico  João Galvão, seu time é inegavelmente o mais regular do Campeonato. Não é pela pontuação geral do Campeonato -total de 32 pontos-, mas pelo bom nível do time, pela regularidade de seus atletas e índice de aproveitamento de seus jogos. O Águia ficou na Primeira Fase entre os quatro e agora na segunda chegou novamente e já estreou vencendo a primeira partida.
A equipe de Galvão tem um mérito que as outras equipes não têm: o conjunto. Pelo tempo que jogam juntos, ele sabe bem a manha de todos. Conhece tão bem a equipe que possui, que quando necessita substituir Galvão não coça a cabeça. Tira um e põe um igual ou melhor. Se dá ao luxo de ter alguns jogadores que são verdadeiros "talismãs",  como é o caso de Vando, que quando entra "toca fogo na partida".
Sábado a equipe de Marabá venceu o Paysandu na partida de ida da equipe bicolor. O próximo jogo será em Belém e o Águia jogará pelo empate. Pelo que já sabemos de João Galvão, ele não vai entrar para empatar. Como lhe é característico vai entrar "matando" o Paysandu dentro de sua própria casa.
Certamente alguns dirão que em casa o Paysandu é mais ele. "Na Curuzu, o buraco é mais embaixo", dirá o fanático bicolor. Ou: "O Águia é geladeira. Venceu em casa, mas como acontece sempre, vai  morrer na beira", falará outro. Mas eu, com meus botões pelo menos, repito baixinho: Nem sempre vence o melhor, isso está escrito em estrelas e mais estrelas. Mas se esse negócio de jogar em casa valesse, o Salgueiro não teria vencido o Paysandu dentro da Curuzu, com a equipe bicolor completinha da Silva. 
Por isso, sou mais Águia no jogo de volta e até para ganhar o Segundo Turno. Mas se não der, são coisas do futebol.

12 comentários:

  1. Acho também o àguia o melhor time. Mas penso que vai dar REPA nessa final do segundo turno. Se for preciso, o juiz vai prejudicar todo mundo para deixar o leão e o papaão na boa.

    ResponderExcluir
  2. O certo é que quem for o campeão do segundo turno certamente será o campeão paraense de 2012 pois o Cametá não mexe com ninguém e foi só um grande engano, que atrapalhou a vida da Tuna no primeiro turno. Se não facilitarem a vida para o Paysandu, contra o Águia, provavelmente teremos re x pa na final do turno e quem vencer dos dois será o campeão.

    ResponderExcluir
  3. ÁGUIA É MESMO GELADEIRA ASSIM COMO UM CLUBE QUE FOI GRANDE E ESTÁ QUEBRADO HJ EM DIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. VAI BATER NO PAPINHA E NO REMINHO. GANHA O TURNO E DEPOIS PEGA O CAMETÁ.É ÁGUIA OU CAMETÁ QUE VAI DAR. ESSE TAL DE REMO NÃO OFENDE UM PINTO. ALIÁS UM PINTO ELE PODE ATÉ GOSTAR.

      Excluir
  4. O time que mais cresceu neste campeonato foi o Remo. Com a chegada do Flavio Lopes o Remo passou a ter esquema tático, posicionamento, postura, etc. Só quem é fanático, anti-Remo e quem se acha de entender de futebol (mas que náo entende PN) é que acha que o Remo não é candidato ao título. O águi é fogo de palha, já vi esse filme várias vezes e em várias versões (copa do brasil, terceira divisão, parazão, etc.)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertastes. Nem gosto de remo nem de paysandu. Sou Tuna. Mas assumo, inclusive não mando mensagens para ninguém no anonimato. Minha personalidade é única. E essa coisa cresceu só para os "doentes" dele. Vai pegar é uma porrada do São Francisco ou então do Águia.
      Sobre o Flávio Lopes -anote por favor!-, não emplaca junho. Vai cair como o "gatinho".

      Excluir
    2. Outra coisa. Preconceito é doença. Fogo de palha é perder para o Salgueiro dentro de casa e passar três anos sem ganhar um turno.
      Outra: respeito as opiniões. Mas de doentes e de frustrados, não. Tenha dó, não é?

      Excluir
  5. Vc acha que meus comentários são doença???? Acha que o Flavio Lopes não é bom técnico??? Com certeza vai dizer que o Lucena é melhor, assim como disse que Ganso é melhor que Cristiano Ronaldo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não são teus comentários, até que às vezes eles são conscientes. Mas é vc que tem problemas de surtar. O Cristiano é um grande jogador. Não gosto da bossalidade dele, das frescuras. Ele já é um cara homem, não é mais um garoto para tanta frescurite Não sou idiota para dizer que ele é ruim. Mas o Ganso é um jogador diferenciado, um craque que qualquer técnico quer em sua equipe, como o Neymar, que, pelo menos para mim, é o maior jogador hoje em atividades. Mas é uma questão de opinião. Temos que respeitar as pessoas e suas opiniões. Só que vc é agressivo e não se assume. Tenha educação, formação para debater opiniões no esporte e políticas. Pare com suas agressões. Não sou obrigado a gostar de fascistas nem de Remo e Paysandu. Mas assumo: Sou Tuna e não tenho "segundo" time no Pará. E fim de papo.

      Excluir
  6. Quem surta aqui vez ou outra não sou eu. E não sou agressivo em minhas colocações. Se for assim em suas publicações você é, as vezes, extremamente agressivo e nem por isso comento suas opiniões. Outro fato é quanto não assumir. Eu SEMPRE assumo o que digo e o que falo, sempre assino meus comentários, ao contrário de muita gente por aqui. Se a sua raiva é direcionada aos anonimos que o sr. brigue com eles então, mas me deixe fora disso. Sou uma pessoa conhecida por ser educado e saber conversar. Quer ter raiva ou está com raiva de alguém, magoado com a campanha pífia do seu time, está mal humorado... não tenho culpa disso. Só não quero e não aceitarei ataques a minha pessoa. E como diz, fim de papo!

    ResponderExcluir
  7. VAMOS VER NO FINAL QUEM FORAM OS QUE FIZERAM CAMPANHA PÍFIA. O MEU FEZ. MAS UNS E OUTROS TAMBÉM VÃO MORRER NA PRAI. E EU VOU É SORRIR PARA A GAÇLERA. MUITO FELIZ.

    ResponderExcluir